Cuiaba (MT), 21 de outubro de 2020 - 18:38

Agronegócio

MATO GROSSO 25/08/2020 16:25 REDAÇÃO

ACNB divulga vencedores do Circuito Nelore de Qualidade em Confresa

Em mais uma etapa do Circuito Nelore de Qualidade, os pecuaristas se destacaram por apresentar animais jovens e pesados. A 13ª etapa da iniciativa, que ocorreu na unidade da Friboi em Confresa (MT), avaliou 167 animais, entre os quais 142 machos e 25 fêmeas, segundo informações da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ANCB) e da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT). 

Entre os machos avaliados nesta etapa, 80% dos animais apresentaram até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade). Em relação ao peso, 98% dos animais registraram mais de 18 arrobas, sendo 34% deles acima de 23 arrobas, enquanto a média observada foi de 21,4 arrobas. 

O Melhor Lote de Carcaças de Machos, conquistando a Medalha de Ouro foi da Agropecuária Itaquerê do Araguaia Ltda. – Fazenda Piraguassu – (Porto Alegre do Norte/MT). A Medalha de Prata ficou com Juliano Cunha de Assunção Pinto, da Fazenda Vale dos Sonhos (Porto Alegre do Norte/MT), enquanto o Bronze foi para Guimarães Fagundes de Oliveira, da Fazenda São Sebastião (Santa Cruz do Xingu/MT). 

Nas avaliações da fêmeas, 92% dos animais apresentaram até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade). No peso, 96% das fêmeas participantes da etapa tinham mais de 14 arrobas, com a média chegando a 16,7 arrobas. Em relação ao acabamento, 84% dos animais com cobertura de gordura mediana ou uniforme. 

O Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas foi apresentado pelo pecuarista Valério Teles Pires, da Fazenda Jataí II (Canabrava do Norte/MT). Ele também levou para casa a Medalha de Ouro. 

Os vencedores da Medalha de Ouro desta etapa receberão 500 quilos de suplementos minerais da Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Já os premiados com as Medalhas de Prata e de Bronze receberão 300 e 200 quilos, respectivamente. Já a Friboi presenteará os premiados da etapa com uma caixa de cupim, corte considerado um símbolo da raça Nelore. 

Circuito Nelore de QualidadeRealizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. 

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.  

Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore


Resumo Online

E-mail
Redação: redacaocopopular1@gmail.com

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo