Cuiaba (MT), 29 de outubro de 2020 - 19:27

Cidades

NA UTI 03/09/2020 16:12 Olhar Direto

Médica picada por jararaca precisa de doação de sangue; saiba como ajudar

Dieynne está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Complexo Jardim Cuiabá, para onde foi transferida após receber o antídoto para a picada da jararaca, no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC)

A médica Dieynne Saugo, picada duas vezes por uma jararaca que desceu junto com a queda d’água da cachoeira Serra Azul, no município de Nobres (a 122 quilômetros de Cuiabá) no último domingo (30), precisa de doação de sangue. Ela está internada no Complexo Hospitalar de Cuiabá, onde passou por traqueoscopia depois de ter 70% das vias áreas comprometidas.
Segundo informações publicadas no Instagram da ‘Dr Fit’, como é conhecida, as doações podem ser feitas na Oncovida, no bairro Jardim Cuiabá; Ihemco (anexo ao Hospital Estadual Santa Casa); e Ihemco (anexo ao Hospital de Câncer). Veja os endereços na galeria ao final da matéria.
 
Dieynne está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Complexo Jardim Cuiabá, para onde foi transferida após receber o antídoto para a picada da jararaca, no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
 
A administração do Parque Sesc Serra Azul, uma das unidades do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, lamentou a fatalidade e disse que todas as providências estão sendo tomadas pelo Sesc Pantanal em relação ao assunto. 
"É importante esclarecer que como só é permitido a aplicação do soro antibotrópico (usado para tratar picadas de cobras venenosas) privativamente em serviço hospitalar, conforme manual do Ministério da Saúde que norteia soroterapia antiofídica, a vítima foi imediatamente trazida para Cuiabá, para o Centro de Informação Anti-Veneno de Mato Grosso, no Hospital Municipal e Pronto Socorro de Cuiabá, local de referência no Estado, para receber o soro, que deve ser aplicado por médico e é regulado pela Anvisa", diz trecho da nota.
 
Além disto, a administração pontua que há um protocolo pronto para este tipo de situação e que ele foi rigorosamente seguido. Uma enfermeira e um médico do Sesc Pantanal acompanham o caso desde domingo. 
"Desde o funcionamento do Parque Sesc Serra Azul, em dezembro de 2011, quando a unidade foi aberta ao público, esta é a primeira vez que acontece um acidente desta natureza. O caso é fortuito e o Sesc Pantanal está dando toda a assistência necessária. O Parque Sesc Serra Azul está localizado entre os municípios de Nobres e Rosário Oeste, no Distrito de Bom Jardim", finaliza a nota.
O caso
Segundo amigos da vítima, a cobra teria caído da parte de cima da cachoeira dentro da água. Inicialmente surgiu a informação que ela teria sido picada três vezes, sendo no olho, queixo e braço. No entanto, em publicação nas redes sociais da médica, foram confirmadas apenas duas  
Após o acidente no domingo (30), os amigos socorreram a médica, mas no caminho para uma unidade de saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) se deparou com eles e finalizou o resgate.
Ainda conforme relato de amigos, a pousada onde eles estavam e a unidade de saúde do município não tinham soro antiofídico. Por conta disso, teve que ser encaminhada para a Capital. 


Resumo Online

E-mail
Redação: redacaocopopular1@gmail.com

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo