Cuiaba (MT), 29 de setembro de 2020 - 05:33

Cidades

DIZ PREVISÃO 17/09/2020 08:58 G1

Primeira chuva após quase 4 meses de seca em Cuiabá deve acontecer na segunda-feira (21)

A previsão do tempo aponta que Cuiabá e outros municípios de Mato Grosso devem receber a primeira chuva de setembro na segunda-feira (21). São pelo menos três meses sem chuva em todo o estado.

De acordo com a previsão meteorológica, o estado deve receber, na segunda-feira (21), pancadas de chuva isoladas, que estão associadas à mudança na direção dos ventos e à passagem de uma frente fria.

Os registros do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que Cuiabá está sem nenhuma chuva há 117 dias.

O último registro de alguma precipitação foi entre os dias 22 e 23 de maio, mas com um acumulado de apenas 8 mm.

A última chuva volumosa ocorreu entre os dias 13 e 14 de maio de 2020, quando choveu 37,1 mm.

Segundo a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, a maioria dos municípios de Mato Grosso está sem chuva desde maio. Neste período, alguns poucos locais no extremo norte e no extremo oeste do estado registraram em um ou outro dia alguma precipitação, mas de pouco volume, esporádica, que não teve influência no quadro geral de seca.

"É muito importante lembrar que Mato Grosso, como todo o Centro-Oeste, tem o período normal de estiagem nos meses de outono e inverno. Assim, não chover ou chover pouco é normal. Estranho seria se em julho ou agosto tivéssemos várias pancadas de chuva", explica.

No domingo (20) de manhã, o sol deve aparecer entre nuvens, mas a tarde o céu ficará limpo e não terá chuva.

A previsão é de algumas pancadas de chuva ocorram no oeste e sudoeste do estado já no domingo (20), em de áreas de divisa com Rondônia e Amazonas e fronteira com a Bolívia, refletindo a passagem de uma frente fria sobre o centro-sul do Brasil.

As áreas de instabilidade aumentam na segunda-feira (21), e várias regiões do estado, incluindo Cuiabá, devem registrar pancadas de chuva.


Resumo Online

E-mail
Redação: redacaocopopular1@gmail.com

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo