Cuiaba (MT), 15 de abril de 2021 - 03:19

Cidades

08/04/2021 15:20

Mutirão virtual de renegociação de dívidas realizou 414 audiências

Legenda:

Das 414 audiências realizadas pelo PROCON ? Unidade Várzea Grande, durante o "Mutirão Virtual de Renegociação de Dividas", 306 processos foram arquivados. As conciliações foram realizadas exclusivamente pela internet, através da plataforma de soluções e conflitos www.consumidor.gov.br no período de 15 a 31 de março.

De acordo com a coordenadora do Órgão Municipal de Defesa do Consumidor, Carolina Moreira, o evento foi positivo uma vez que as empresas se mostraram mais flexíveis e acabaram firmando mais acordos.

"Neste momento delicado da economia, em que muitas pessoas perderam suas rendas e trabalhos, muitas ficaram impossibilitadas de cumprirem com suas obrigações, e com a renegociação puderam facilitar o pagamento das dividas e até voltar a consumir", destacou.

Para Carolina Moreira, a participação das empresas, principalmente as bancárias, que têm aderido a esse tipo de ?plataforma? tem sido fundamental para um número crescente de renegociações efetivadas em canais digitais.

"A adesão das instituições financeiras é uma forma de viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, onde as instituições buscam formas de viabilizar condições necessárias para que o consumidor cumpra com a sua obrigação, com a periodicidade dos pagamentos, redução de juros e multas e possibilidades do consumidor fazer a quitação dos débitos junto aos bancos".

A coordenadora lembra ainda que o objetivo do Procon é ajudar o consumidor a restabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e que necessitam manter o nome limpo e sem restrições, possibilitando que este faça suas compras, sem ter o seu nome inscrito em cadastros de proteção ao crédito, o que causa certo constrangimento, tanto para aquele que pretende comprar, como aquele que necessita vender.

Embora a Prefeitura Municipal de Várzea Grande tenha adotado a suspensão dos serviços presenciais, não houve prejuízos ao consumidor. O atendimento continua sendo realizado por diversos canais eletrônicos a exemplo do site da Prefeitura Municipal www.warzeagrande.mt.gov.br; instagram, facebook; email e pelos telefones do órgão (65) 3682-2476 ou 3682-3054.


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