Cuiaba (MT), 26 de outubro de 2020 - 06:10

Geral

COMIDA E ARTE 02/07/2020 10:02 Gazeta Digital

Cozinha PERUANA desembarca em Cuiabá

Cuiabá recebe pela primeira vez um restaurante e delivery de comida peruana. O Nômade Comida & Arte abre as portas com um cardápio repleto de surpresas gastronômicas e pratos que se tornaram famosos em todo o mundo. Na culinária peruana, a magia se faz entre o tradicional e o contemporâneo. Os alimentos são preparados explorando a fundo os aromas, texturas, cores e sabores.

A empresária Cristhiane Gerfi Bareiro, idealizadora do restaurante Nômade, conta que percebeu “um grande potencial para a comida peruana em Cuiabá. É uma gastronomia exótica, com temperos deliciosos e perfeitamente adaptada ao clima e à cultura cuiabana” comenta.

 

Por conta das restrições impostas pela crise sanitária do coronavírus, o restaurante Nômade está funcionando de 11 horas às 14 horas, apenas no sistema delivery. A pandemia também provocou atraso na chegada de alguns produtos importados, destaca Cristhiane. Por esse motivo, o prato mais conhecido da gastronomia peruana, o ceviche, ainda não entrou no cardápio da casa, mas ela garante que isso vai acontecer em breve. “Queremos preservar as receitas originais do país, por isso algumas coisas ainda não estão sendo oferecidas”, explica.

 

A comida peruana tem uma história cultural que remete ao Império Inca. Esta civilização que até hoje encanta e intriga o mundo por suas tecnologias, usava um avançado sistema de cultivo de alimentos em terraços nas montanhas dos Andes com a ajuda de uma eficiente irrigação. A todo esse legado juntou-se os traços da colonização espanhola que, por sua vez trazia consigo 800 anos de influência árabe. Mais tarde, nos séculos XIX e XX, chegaram os chineses pelo Pacifico e desenvolveram a tão famosa cozinha chifa. Soma-se a esse caldeirão cultural, as influências africanas.

 

O ponto alto da gastronomia peruana é, sem dúvida, a grande diversidade de ingredientes incluindo as muitas batatas, milhos, pimentas, quinoa, pescados e muito mais.

 

Geograficamente, tem de um lado a cozinha da costa do Pacífico, de outro a das montanhas, e ainda a de selva amazônica.

 

As pimentas utilizadas na gastronomia peruana são matéria prima essencial em cada prato. Entre elas podemos citar aji amarillo, aji mirassol, rocoto e muitas outras.

 

Nos últimos anos, a gastronomia peruana ganhou mundo. Chefs locais são premiados internacionalmente e pratos como ceviche podem ser encontrados em todas as grandes metrópoles mundiais.

 

Mantendo suas raízes, mas em contínua evolução, a cozinha peruana vive um momento de reconhecimento em todo mundo. O Peru é hoje a casa de grandes cozinheiros e chefs mundiais.  

 

Sabores mil

 

Pratos bem tradicionais  

 

A cozinha peruana tem muitos pratos, mais do que se pode imaginar. O cardápio do novo restaurante Nômade Comida & Arte dá uma ideia dessa diversidade.

 

Entre os pratos mais conhecidos da gastronomia peruana será oferecido o ceviche peruano, baseado em peixe cru, cebolas, pimenta, milho choclo, batata doce e leite de tigre.

 

O essencial é que o pescado seja branco, sem muita gordura nem músculo vermelho, mas de carne firme. Camarão, lagosta ou mesmo polvo podem também ser usados. É um prato refrescante com sabor muito característico e é muito procurado em outros países.

 

Já o lombo saltado é um prato que nasceu da mistura entre a cultura oriental trazida pelos imigrantes chineses com a culinária local. Tratase de fatias de carne, legumes e batatas temperados com um caldo a base de shoyu. A carne é salteada numa panela chinesa especial de nome wok, essencial para dar um sabor único ao lombo saltado.

 

O arroz chaufa é outro prato típico do Peru, uma fusão da gastronomia peruana e chinesa, e que possui mais de 150 anos de existência. É basicamente um “mexido” de arroz com tiras de ovos, salsinha, cebolinha, e um molho especial nikkei.

 

Entre outras receitas típicas da gastronomia peruana estão ainda o cau-cau, apreciado em variantes de frango e até mesmo peixes. A receita tradicional, consumida diariamente em milhares de lares, é a cau tripe cau, feita a partir da barriga da carcaça.

 

O tamal é outro um prato tradicional da culinária mesoamericana, feito de masa, uma massa normalmente feita à base de milho, que pode ser cozida a vapor, ou então fervida num invólucro, que pode ser feito de folhas de milho, de mandioca, de bananeira, de abacate e até de papel alumínio ou plástico, e que é retirado antes de ser consumido. Os tamales podem conter carnes, queijos, frutas, legumes, pimentas ou qualquer outra preparação doce ou salgada.

 


Resumo Online

E-mail
Redação: redacaocopopular1@gmail.com

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo