Cuiaba (MT), 26 de outubro de 2020 - 07:10

Geral

CUIDADOS COM A VIDA 08/09/2020 10:16 Regina Botelho da Redação

Campanha arrecada alimentos para animais resgatados no Pantanal

Vamos juntos proteger a vida que pulsa no Pantanal. Com esse objetivo está sendo realizado uma campanha para arrecadar alimentos que serão destinados ao Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres (Paeas) do Pantanal.

Segundo Tânia Montanelli a ação teve início na semana passada no Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres (PAEAS) do Pantanal. “A iniciativa é a união de esforços de órgãos do Governo de Mato Grosso, Governo Federal, entidades de classe e instituições privadas”.

O fogo no Pantanal já dura mais de 40 dias e muitos animais então sofrendo com queimaduras, inalação de fumaça e desidratação.

Para a guia turística Tânia Montanelli , as queimadas deste ano estão fora de controle, são lastimáveis e pioram a cada ano. Ela diz que é preciso conscientizar a todos sobre a importância de cuidar mais ainda do meio ambiente nesse período.

Com relação a campanha pontua que a Agência de Turismo, Turismo de Aventura e Ecoturismo sempre ajudou todos os tipos de ações sociais. “Ficamos sabendo através de grupos de Guias que as pousadas do Pantanal estão recebendo frutas, verduras e legumes para serem levados ao campo e capões, para servir de alimento aos animais. Então vamos fazer nossa parte”.

Animais como onças, tuiuiú, capivara,jacaré, tamanduá bandeira, tamanduá mirim, paca, cutia Guaxinim, macaco prego, macaco bugiu, anta, cobras, pássaros, aves que forem resgatados irão ser contemplados com os alimentos arrecadados.

Resgate

O veterinário Jorge Salomão Júnior, de 36 anos, é voluntário na ONG Ampara Animal, que também integra a força-tarefa organizada pela SEMA. Morador de Jundiaí, em São Paulo, o veterinário saiu em seu próprio carro, adaptado para lidar com animais silvestres, e percorreu cerca de 1.800 km até a Transpantaneira. Ele trabalha em parceria com o projeto de monitoramento de onças Jaguar Identification Project, que ajuda no atendimento aos animais queimados e com uma pousada parceira, que também apoia os voluntários.

“Nós patrulhamos a região das queimadas em busca de animais feridos, espalhamos água e comida pela região queimada conta Salomão Júnior. A dificuldade de acesso na região, ele acrescenta, limita a ação do grupo, no entanto, às margens das rodovias”.

O veterinário já participou de outras operações de resgate, mas diz jamais ter visto uma situação como a atual. “ Grande parte do Pantanal já foi consumida pelo fogo, e a cada dia que a gente sai para buscar os animais tem um foco de incêndio atingindo uma área nova. A impressão, olhando da beira da estrada, é que queimou quase tudo, e o que não foi devastado ainda está queimando. É assustador” descreve.

Você pode ajudá-los doando algum dos medicamentos ou suprimentos da lista que está
disponível no site do @CRMVMT .

#todavidaimporta #protecaoanimal #animaissilvestres #somostodospantanal @sema.matogrosso @sespmt @cbmmt @ambientalpmmt @govmatogrosso @cavetsec @vetvidalab @clinicavivet @CRMVMT @amparasilvestre @oabmatogrosso @ufmt.br @inp_pantanal.

Mais informações: 65- 99979-5676 (Tânia)


Resumo Online

E-mail
Redação: redacaocopopular1@gmail.com

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo