Cuiaba (MT), 15 de abril de 2021 - 03:19

Polícia

"PAPAGAIO DE OURO" 02/03/2021 10:02 MIDIA NEWS

PF cumpre mandados por exploração ilegal de ouro em MT

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (02), a terceira fase da Operação Papagaio de Ouro, com o objetivo de investigar a exploração ilegal de ouro na Capital, Várzea Grande, Pontes e Lacerda e Peixoto de Azevedo.

Cerca de sessenta policiais federais cumpriram treze mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Cáceres. 

 

Segundo a Polícia Federal, a legislação brasileira prevê que a compra de ouro somente pode ser realizada por instituições credenciadas pelo Banco Central do Brasil e desde que tenha sido extraído por pessoas autorizadas pela Agência Nacional de Mineração.

 

Desde a primeira fase da operação, deflagrada em agosto de 2020 na região de Pontes e Lacerda (a 443 km de Cuiabá), a PF já apreendeu diversos veículos, máquinas, imóveis, gados e valores obtidos com a exploração ilegal de ouro.

 

Nas primeiras fases, a PF prendeu os responsáveis por um garimpo clandestino em Nova Lacerda, havendo suspeitas que tenham extraído e comercializado mais de uma tonelada de ouro de forma ilícita.

 

A terceira fase mira os responsáveis por adquirir ilegalmente o minério extraído desse garimpo. As investigações principiadas pela Polícia Federal apontam que o ouro ilegal seria “esquentado” através da mistura com o de procedência legal, dificultando o rastreio de sua origem.  

 

O nome da operação é uma referência ao Córrego do Papagaio, local onde a investigação teve início.

 

Na ocasião, a Polícia Federal recebeu uma denúncia de que a área estava sendo poluída com os rejeitos do garimpo ilegal.


Resumo Online

E-mail
Redação: redacaocopopular1@gmail.com

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo