Cuiaba (MT), 10 de julho de 2020 - 15:49

Política

IVERMECTINA E AZITROMICINA 30/06/2020 16:03 Mídia News

Cuiabá vai distribuir "kit-Covid" para doentes com sintomas leves

A Prefeitura de Cuiabá implantou o chamado “kit Covid-19”, que é um protocolo com três medicamentos para tratamento de pacientes com sintomas iniciais da doença.

A portaria, que trata do grupo de medicamentos e é assinada pelo secretário de Saúde Luiz Antônio Possas de Carvalho, foi publicada nesta segunda-feira (29).

 

O grupo de medicamentos terá Azitromicina (antibiótico), Ivermectina (vermífogo) e um analgésico/antitérmico e será distribuído nas unidade de atenção básica e secundária. Isso se traduz em UBS (Unidade Básica de Saúde), ESF (Estratégia Saúde da Família), UPAs (Unidade de Pronto-Atendimento) e políclinicas da Capital.

 

Conforme a assessoria de imprensa da Saúde de Cuiabá, os kits ainda estão sendo montados, pois o Município aguarda a chegada de alguns medicamentos. A intenção é implementar até este fim de semana.

 

Os medicamentos serão distribuídos somente com prescrição médica e na quantidade determinada pelo profissional de saúde.

 

Entre as justificativas adotas pelo secretário, descritas na portaria, estão “a baixa toxicidade dos medicamentos, nas dosagens prescritas para a Covid-19” e “o resultado positivo observado em várias localidades onde os medicamentos do ‘Kit-Covid-19’ foi implantado precocemente”.

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) já havia anunciado a implantação do “kit-Covid19” na Capital na semana passada.

 

Na ocasião, disse que o medicamento seria distribuído apenas a pacientes em fase inicial da doença.

 

"Discuti muito com minha equipe, teve uma discordância, mas no Pará deu muito certo. Se esta salvando vidas lá e sendo utilizando em hospitais da rede privada para salvar vidas, sendo utilizado pelos mais abastados, por que não utilizar aqui também?", disse o prefeito.

 

Ao menos nove cidade de Mato Grosso já implantaram o kit de medicamentos. São elas: Barra do Garças, Alto Araguaia, Sinop, Gaúcha do Norte, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Xavantina e Porto Estrela.


Resumo Online

E-mail
Redação: redacaocopopular1@gmail.com

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo