Cuiaba (MT), 23 de outubro de 2020 - 18:14

Saúde

SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 15/09/2020 09:49 Redação

Cridac faz mutirão para atender pacientes que necessitam de próteses ortopédicas

O Centro Especializado em Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), iniciou nesta segunda-feira (14.09) o mutirão para atender pacientes que precisam de próteses ortopédicas. Entre os dias 14 e 18 de setembro, serão realizados atendimentos às pessoas que buscam pelos serviços de reabilitação da unidade com entrega de 240 próteses.

O mutirão faz parte da programação da VI Semana Estadual de Luta da Pessoa com Deficiência de MT, uma ação do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Articulação das Políticas Públicas da Casa Civil, Secretaria de Saúde, Setasc, UNAF e CONEDE. Nesta etapa, os fisioterapeutas e demais membros da equipe estão recebendo uma parte dos pacientes para realizar o procedimento de retirada de medidas para produção da prótese. Além disso, pacientes que foram atendidos em outras etapas estão retornando ao Centro para receber os membros artificiais.

Outro atendimento prestado é o de ajustes nas próteses dos pacientes que já receberam o membro. A equipe ainda está realizando treinamento de locomoção dos pacientes que estão recebendo o componente artificial que substitui o membro amputado.

O senhor Valdino José Cardoso, morador do bairro Bosque da Saúde, foi um dos pacientes atendidos no Cridac neste primeiro dia de entrega. Ele realizou a troca da antiga prótese e recebeu uma novinha. Um alívio para o bolso, pois na primeira o aposentado precisou pagar na rede particular de saúde. “Graças a Deus, hoje estou pegando minha prótese novinha em folha e sem precisar pagar nada. A primeira eu tive que pagar, custou 13 mil reais, mas após quatro anos de uso deu problema. O Cridac continua de parabéns pelos serviços prestados aqui, a gente sai daqui sorrindo e satisfeito, eu não tenho nada para reclamar”. 

De acordo com o diretor da unidade, Luiz Antônio Ferreira, o Cridac está atendendo pacientes de vários municípios de Mato Grosso, “pois a oficina da nossa unidade atende todo Estado. Nossa ação vai entregar 240 novas próteses para os pacientes até sexta-feira (18)”.

Para organizar o fluxo de atendimento evitar aglomeração na unidade, a direção está atendendo 40 pacientes por dia.

A senhora Nilza Maria, do bairro Tijucal, em Cuiabá, recebeu atendimento e realizou a troca de prótese da perna esquerda. A dona de casa, disse que o membro artificial precisava ser substituído por um novo, pois estava com muito tempo de uso.

“Meus atendimentos sempre são realizados aqui, essa é quarta prótese que eu recebo aqui no Cridac. Essa minha perna precisava ser trocada, faz oito anos que uso ela, estava passando da hora, estava até com medo de cair. Essa nova perna vai me ajudar a andar melhor, não via a hora de trocar”, explicou Maria.

A Rede Estadual de Reabilitação, possui 132 Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDR`s) de gestão municipal, implantadas em 132 cidades, o que dá uma cobertura de 93% dos 141 municípios do Estado. O acesso aos serviços do Cridac é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, que encaminham os pacientes para sede em Cuiabá. A unidade oferece serviços de: Reabilitação física, reabilitação intelectual, reabilitação auditiva e oficina ortopédica.

Serviço

O Cridac é uma unidade especializada no atendimento de pessoas com deficiência. O prédio fica localizado na Rua G, s/n - Bloco A - Centro Político Administrativo. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (65) 3613-1928.


Resumo Online

E-mail
Redação: redacaocopopular1@gmail.com

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo