Cuiaba (MT), 20 de janeiro de 2021 - 03:41

Saúde

ENTREVISTA DA SEMANA 16/11/2020 10:32 Regina Botelho Da Redação

“O câncer de próstata não pode ser prevenido, mas pode ser diagnosticado precocemente”

O câncer de próstata é a neoplasia mais comum entre os homens, representando mais de 40% dos tumores que atingem o sexo masculino a partir dos 50 anos. De acordo com Dr. Newton Tafuri médico urologista e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de Mato Grosso(SBU/MT), o diagnóstico precoce continua sendo a arma mais eficaz contra esse tipo de câncer. Os exames preventivos como o PSA e Toque Retal continuam sendo imprescindíveis. Em entrevista ao Jornal Centro-Oeste Popular falar sobre importância da prevenção, diagnostico e tratamentos. Confira!

CO Popular- Quais os exames que o homem deve fazer para a prevenção do câncer de próstata? A partir de que idade?

Newton Tafuri- A prevenção do câncer de próstata se divide em duas frentes: Os homens que já tem histórico familiar para o câncer de próstata e aqueles que não têm histórico familiar. A maneira mais segura de curar o câncer de próstata é descobrindo-o precocemente, ou seja, fazendo os exames preventivos. A idade, a gente considera homens sem antecedentes familiares e sem fator de risco começaria a partir de 50 anos. Homens com fatores de risco, seja antecedentes familiares de câncer de próstata, homens de raça negra e pacientes obesos, começam com 45 anos.

CO Popular- Quais são os principais sintomas do câncer de próstata?

Newton Tafuri- Quando se fala em sintomas tem que ter em mente que a maioria dos pacientes, ou seja, 95% dos diagnosticados com câncer de próstata, quando tem sintomas, já vão estar em uma fase avançada. O câncer de próstata, em geral, é assintomático em suas fases iniciais. Aí a importância que estamos sempre batendo na tecla dos exames e das consultas preventivas. O câncer de próstata não pode ser prevenido, evitado, mas pode ser diagnosticado precocemente e a partir daí fazer um tratamento correto. Um melhor tratamento e um índice de cura maior. Os sintomas são a dificuldade para urinar, sensação de não esvaziamento da bexiga, jato urinário fino, as vezes dor para urinar, aumento da frequência de idas ao banheiro, tanto de dia quanto de noite, sensação da urina presa, que pode chegar a uma retenção urinário, presença de sangue na urina, mas isso já são sintomas de casos mais avançados. As fases iniciais não tem sintomas e quando tem sintomas a grande maioria já está em fase mais avançada, ai a importância de sempre insistir em procurar, a partir da idade correta, procurar o urologista para realizar os exames necessários e o diagnostico preventivo.
 
CO Popular- Quais os tratamentos para o câncer de próstata?

Newton Tafuri- Tem várias opções de tratamento que vão variar como tipo de câncer, com o estágio do câncer, a idade do paciente, a condição clinica dele em relação a outras doenças, mas basicamente vamos ter a vigilância ativa que é quando o médico acompanha o paciente de perto. Mas um paciente já mais de idade, que não tem condições para uma cirurgia, tem outras comorbidades, outras doenças, e tem o câncer de próstata bem inicial só pode ser tratado com essa vigilância, que seriam consultas e exames rotineiros, mas próximos, e ao perceber qualquer mudança no comportamento da doença pode ser proposta alguma abordagem de tratamento. Se o câncer não evoluir, se estiver ‘adormecido’ vai ficar só nisso. Para pacientes que já tem o câncer mais agressivo, mais jovens, que ainda tem muitos anos de vida pela frente, tem a cirurgia, que é conhecida como prostatectomia radical, hoje ela é feita tanto da forma convencional, cirurgia aberta, pode ser feita por vídeo da poloscopia, e nos centros maiores a cirurgia robótica, que a robô assistida, que é o que há de mais moderno. Tem a radioterapia, que pode ser aplicada em pacientes de tumor inicial. Tem a radioterapia externa e a bracoterapia que é um tipo de radioterapia em que são implantados os eletrodos dentro da próstata para que possa ser feito a extinção do tumor. Para casos mais avançados podem ser tratamentos já de início nessa forma, ou para pacientes que foram tratados de outra maneira, tipo cirurgia e radioterapia e não responderam bem, entraria uma terceira etapa. É o bloqueio androgênico, é quando procura bloquear os hormônios do corpo, principalmente a testosterona que é o hormônio masculino e funciona como um combustível para o tumor de próstata. A gente procura eliminar, bloquear essa testosterona em uma forma de retardar o crescimento do tumor, mas ai não falamos mais em cura, é um tratamento paliativo. Ele pode ser feito com medicamentos, hormônios, bloqueadores hormonais injetáveis ou via oral, e tem também a cirúrgica que é a retirada dos testículos, que é onde é produzida a testosterona.
 
CO Popular- Quais são os principais objetivos da Campanha de Conscientização sobre o Combate ao Câncer de Próstata da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)?

Newton Tafuri- O objetivo principal da campanha do novembro azul é exatamente chamar atenção dos homens para que possam fazer a consulta do exame periódico, com seu urologista, dentro daquelas idades preconizadas do grupo de risco ou não, porque como já foi dito, o câncer de próstata na maioria das vezes evolui silenciosamente e só com a consulta, com exame clinico e essa avaliação do toque, que é tão temida pelos homens, mas ainda tão importante. Pelo menos 20% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados pelo exame de toque. Muitas vezes o paciente tem o PSA normal, um exame que muitos homens tentam ficar livre através dele, mas a gente insiste nisso porque é importante.

CO Popular-  Quais os efeitos colaterais mais freqüentes?

Newton Tafuri - Os principais efeitos colaterais são: De 9 a 10% incontinência urinária e de 20% a 80% impotência.
 
CO Popular- O que é o Novembro Azul e qual a importância dessa campanha?

Newton Tafuri-O Novembro Azul é uma campanha feita pela SBU, a Sociedade Brasileira de Urologia, que visa conscientizar o homem a respeito do câncer de próstata, mostrando para ele que é necessário procurar o seu urologista para fazer os exames de prevenção.


Resumo Online

E-mail
Redação: redacaocopopular1@gmail.com

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo