27 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 25 de Março de 2024, 09:28 - A | A

Segunda-feira, 25 de Março de 2024, 09h:28 - A | A

CONHECIMENTO

Projeto atenderá mais de 1,2 mil estudantes em visitas guiadas ao Cine Teatro

Redação

Estudantes da Pré-escola (Educação Infantil) e do Ensino Fundamental, do 1º ao 8º Ano, de unidades educacionais da rede pública municipal de Cuiabá estão participando do Projeto 'A Escola Vai ao Cine Teatro'. A iniciativa promovida pelo Cine Teatro e a Associação Cultural Cena Onze vai levar neste primeiro semestre 1.230 estudantes de 11 escolas ao teatro.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

As visitas são agendadas e, além de conhecer um pouco da história desse importante patrimônio arquitetônico e cultural do estado, os estudantes e professores assistem a filmes, incluindo curtas-metragens produzidos em Mato Grosso. As sessões acontecem nas terças-feiras e a entrada é gratuita para estudantes da rede pública de ensino.

Na sessão da última terça-feira (19), 120 estudantes do 3º, 4º e 5º Anos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Guilhermina de Figueiredo assistiram ao filme "Divertida Mente", uma produção americana de 2015 que conta a história de Riley, um menino de 11 anos que enfrenta alguns desafios e sentimentos ao saber que, junto com sua família, irá se mudar para outra cidade.

A ideia do projeto é abordar em momentos lúdicos de aprendizagem temas relevantes para o público escolar, como trabalho em equipe, habilidade em lidar com responsabilidades e perdas, respeito à diversidade, convivência social, relação com tecnologias, enfrentamento ao bullying, coragem, determinação, desigualdades, controle emocional, convivência familiar e outros.

A iniciativa deve se estender até o mês de outubro. Neste primeiro semestre serão exibidos filmes como "Red: Crescer é uma Fera", "O Gato de Botas 2: O Último Pedido", "Lightyear", "Mundo Estranho", "Minions 2: A Origem de Gru", "A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets", "Trolls 3: Juntos Novamente", "Orion e o Escuro", "Patrulha Canina: Um Filme Superpoderoso" e "Elementos".

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins, falou sobre a iniciativa. "Os filmes são programados levando em consideração a atualidade dos títulos e a pertinência dos temas para o público escolar. Além da prática social de frequentar uma sala de cinema, os filmes podem provocar discussões em sala de aula e no cotidiano dos estudantes", destacou a coordenadora.

Comente esta notícia

image