07 de Maio de 2025

SAÚDE Segunda-feira, 05 de Maio de 2025, 11:27 - A | A

Segunda-feira, 05 de Maio de 2025, 11h:27 - A | A

ESTADO DE ALERTA

Mato Grosso confirma mais de 3 mil casos de dengue e acende alerta para epidemias

Em meio ao cenário de chuvas intensas, a prefeitura de Cuiabá disponibilizou equipes para fiscalizarem os bairros e orientarem a sociedade sobre os riscos e medidas cabíveis

Ana Carolina Guerra | Redação

Mato Grosso vive um cenário preocupante em relação às arboviroses, com mais de 3 mil casos de dengue confirmados e um aumento expressivo nas notificações de
chikungunya e zika. De acordo com dados atualizados do Painel de Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o estado registrou 3.515 casos confirmados de dengue em 2025. Uma morte foi confirmada em Cuiabá, e outras seis estão sob investigação. No total, os casos prováveis de dengue já somam 7.110.

O avanço das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti tem colocado as autoridades em alerta. Além da dengue, os números de chikungunya e zika também preocupam. Os municípios de Cuiabá, Jaciara e Dom Aquino confirmaram três mortes por chikungunya, enquanto 169 casos prováveis de zika foram notificados.

Diante do crescimento dos casos, a Prefeitura de Cuiabá decretou estado de emergência na Saúde Pública por 60 dias. O decreto prevê a criação de um Comitê de Operações Emergenciais, responsável por monitorar a situação e adotar medidas estratégicas de combate.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) também realizou uma audiência pública para debater os números alarmantes, reunindo autoridades de saúde, representantes do governo e da sociedade civil, com o objetivo de propor soluções diante da crise sanitária.

Segundo a SES, já foram registrados 88 óbitos por arboviroses em 2025, sendo 46 deles causados por chikungunya. Nos três primeiros meses do ano, o número de casos confirmados ultrapassou o total de 2024, atingindo 27.240 infecções.

Em relação à dengue, os números seguem elevados. Neste ano, já foram registrados 16.129 casos — ante 39.794 em todo o ano de 2024. As internações hospitalares por dengue grave chegaram a 300 em 2025, em comparação com 999 no ano anterior. Já os óbitos relacionados à doença somam 55, incluindo casos notificados, confirmados, suspeitos e em investigação.

A situação da zika também é motivo de alerta. Foram confirmados 513 casos em 2025, superando os 387 registrados em 2024. Entre os casos atuais, 25 envolvem gestantes, o que aumenta o nível de preocupação das autoridades de saúde.

Para enfrentar a situação, o estado recebeu cerca de 61 mil doses da vacina contra a dengue, enviadas pelo Ministério da Saúde desde abril de 2024. A vacinação já começou em 35 municípios, com foco em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos — faixa etária considerada mais vulnerável a complicações graves da doença. A meta da campanha é aplicar 131 mil doses. A previsão é de que a vacina contra a chikungunya esteja disponível a partir de 2026.

Além das medidas emergenciais, o estado tem reforçado a importância da conscientização popular. A Prefeitura de Cuiabá intensificou ações de combate ao mosquito, como visitas domiciliares, campanhas educativas e mutirões de limpeza. Mais de 35 mil imóveis já foram visitados por agentes de combate às endemias. A operação “Cata-Treco”, por exemplo, está sendo realizada em 12 bairros e 6 avenidas da capital para eliminar potenciais criadouros do mosquito.

As autoridades destacam que a prevenção depende também da colaboração da população. Com a chegada do período chuvoso — que favorece a proliferação do vetor —, é fundamental manter os quintais limpos, eliminar água parada e permitir o acesso dos agentes de saúde às residências. A mobilização coletiva é essencial para conter o avanço das arboviroses e proteger a saúde pública.

Comente esta notícia

image