Motoristas que atuam no transporte coletivo de Cuiabá participaram de uma capacitação voltada ao atendimento de pessoas com deficiência (PCDs). A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), trabalha em parceria com as empresas de ônibus para garantir um atendimento de excelência e serviços de qualidade à população. Na última semana, o treinamento foi direcionado aos motoristas da empresa Caribus, mas o processo de qualificação já contemplou colaboradores de outras empresas, como a Rápido Cuiabá, que realizou o treinamento há cerca de dois meses.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
“Essa capacitação é realizada anualmente e inclui todos os motoristas do sistema. Atualmente, cerca de 800 motoristas recebem esse treinamento, assegurando que 100% dos profissionais estejam aptos a atender com respeito e eficiência os usuários com necessidades especiais”, informou o diretor de Transportes da Semob, Nicolau Budib.
O curso, ministrado na garagem da Caribus, foi dividido em aulas teóricas e práticas. Durante o treinamento, os motoristas participaram de simulações que os colocaram na perspectiva de pessoas com deficiência, promovendo empatia e compreensão sobre as necessidades específicas desse público. A frota atual de Cuiabá é composta por 360 veículos, sendo 100% equipada com elevadores para pessoas com deficiência.
“Essas capacitações reforçam a importância de um atendimento humanizado e cuidadoso, com orientações sobre como proceder em diferentes situações e os cuidados necessários para garantir conforto e segurança aos usuários com deficiência”, concluiu a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.