28 de Abril de 2024

ECONOMIA Sexta-feira, 22 de Março de 2024, 16:05 - A | A

Sexta-feira, 22 de Março de 2024, 16h:05 - A | A

CENTRO-OESTE

Mato Grosso tem salto na geração de emprego em janeiro

Redação

Mato Grosso é destaque no Centro-Oeste na geração de empregos. Com saldo de 17.253 novos postos de trabalho, o estado representa, sozinho, 43,1% do total de empregos gerados no primeiro mês de 2024 na região central do Brasil (40.026). Os dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e analisados pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), mostram que o valor atual ainda é 4,37% maior que o saldo verificado no mesmo período de 2023.

O resultado atual também é melhor quando comparado ao saldo de dezembro de 2023, em que o índice fechou negativo em 12.347, ou seja, com mais desligamentos do que admissões, situação semelhante ao verificado no mês de novembro, onde o saldo ficou negativo em 7.445.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, salienta que o bom índice no primeiro mês do ano foi puxado pelo agronegócio. “É possível observar que em Mato Grosso, o saldo positivo é reflexo da maior parte dos empregados em municípios com economia voltada ao agronegócio, o que pode estar atrelado ao período de algumas culturas, que favorecem as contratações no período”.

Entre os municípios mato-grossenses, ganham destaque, com saldo acima de mil admissões, Sorriso com 1.195, seguido de Rondonópolis com 1.183 e Sinop com 1.025. Além disso, a capital do estado também apresentou saldo positivo, porém em saldo menor, com 176 empregos gerados.

Já com relação ao estoque de empregos, o estado possui 935.831 postos de trabalho, com Cuiabá sendo responsável por 22% desse total. Rondonópolis representa em estoque 8% desse total. Já os municípios de Sinop e Várzea Grande possuem cerca de 6% de participação cada. Comparado ao mês anterior, o estoque variou positivamente em 1,88% e na relação com janeiro de 2023, quando o estoque somava 895.424, a variação é de 4,5% maior.

Segundo análise do IPF-MT, a criação de empregos, focada em regiões mais distantes da capital, pode favorecer economias regionais e fortalecer não somente a agropecuária como os demais setores produtivos, principalmente comércio e serviços. Uma maior renda das famílias se conecta ao aumento do consumo, dinamizando os negócios dessas regiões mais afastadas da capital.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Wenceslau Júnior explica que “os setores do comércio e de serviços se destacam, representando, juntos, mais de 60% do estoque de empregos formais no estado. Esses setores somaram, inclusive, 31% do saldo de empregos gerados no primeiro mês de 2024, com 5.374 novos postos de trabalho com carteira assinada”.

O setor de maior destaque e contribuição para o saldo positivo foi da agropecuária, com saldo de 9.172. A indústria contabilizou 1.555 e a construção 1.152.

“Os resultados atingidos em nossa região nesse início de ano, assim como apresentar resultados melhores do que no mesmo período do ano passado é positivo para a avaliação das tendências futuras, já que o saldo positivo colabora para a recuperação do saldo negativo de dezembro e pode impulsionar os demais meses, aumentando o estoque de postos de trabalho do estado”, completa o presidente da Fecomércio-MT.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Comente esta notícia

image