15 de Outubro de 2024

15 de Outubro de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 01 de Outubro de 2024, 16:00 - A | A

Terça-feira, 01 de Outubro de 2024, 16h:00 - A | A

INOVADOR

Justiça Eleitoral defere candidatura coletiva “3Pretas” e confirma nome de Edna Sampaio nas urnas

Redação

A Justiça Eleitoral deferiu a candidatura coletiva "3Pretas", liderada pela vereadora Edna Sampaio (PT), reconhecendo sua legitimidade e legalidade. A decisão, proferida pela juíza da 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá, celebra o avanço do projeto político inovador, que une Edna Sampaio, Daiely Cristina e Neusa Baptista, três mulheres negras que compartilham a liderança de uma candidatura pioneira e histórica na capital mato-grossense.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) tentou impugnar a substituição, argumentando que a manutenção do nome de Edna poderia confundir os eleitores. No entanto, a juíza Suzana Guimarães Ribeiro considerou que a substituição foi realizada dentro do prazo legal e, com a foto de Day já presente nas urnas, afastou qualquer risco de erro ou confusão para o eleitorado.

Candidaturas coletivas em destaque

As candidatura coletivas não são apenas uma novidade nas eleições de Cuiabá e sim um reflexo de um movimento que tem ganhado força em todo o cenário nacional. Projetos de candidaturas coletivas têm se destacado como uma resposta aos desafios enfrentados por grupos sub-representados, e em Cuiabá, as "3Pretas" assumem esse protagonismo de forma pioneira.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Edna Sampaio, que sempre exerceu seu mandato de forma coletiva, celebrou a decisão e destacou o valor dessa nova forma de representação política.

“Como eu sempre disse, o meu nome estará na urna, e o voto é na candidatura coletiva. Quando o eleitor digitar 13131, estará votando em mim, na Day e na Neusa. Nós três vamos exercer o mandato juntas. Esse é um projeto de três mulheres negras que compartilham a luta por direitos, pela vida e pela inclusão", afirmou Edna.

Candidaturas coletivas, como a das "3Pretas", buscam democratizar o poder e promover uma representação política mais inclusiva, especialmente para mulheres negras, jovens e a comunidade LGBTQIA+.

Day expressou a força da campanha que o coletivo vem exercendo e o seu compromisso com a luta.

"Estamos unidas e mais fortes do que nunca. A candidatura '3Pretas' é a prova de que não vamos permitir que a violência política de gênero e raça nos impeça de lutar pelos direitos da nossa comunidade. Vamos ocupar a Câmara Municipal com a força da juventude, das mulheres negras e da diversidade", afirma a candidata.

A equipe da candidatura destaca: "formalmente, a Day é a candidata que responderá pelo mandato junto à Câmara Municipal e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No entanto, politicamente, essa candidatura é compartilhada, assim como será o mandato, reforçando o caráter coletivo da nossa atuação".

 
 

Comente esta notícia

image