20 de Junho de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 17 de Maio de 2024, 13:50 - A | A

Sexta-feira, 17 de Maio de 2024, 13h:50 - A | A

DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA

"Lutar pela educação, ciência e tecnologia é lutar por uma saída para a humanidade", afirma Edna

Redação

A vereadora Edna Sampaio (PT) afirmou que "lutar pela educação, ciência e tecnologia é lutar por uma saída para a humanidade", durante a audiência pública conjunta entre Assembleia Legislativa e Câmara Municipal, nesta quinta-feira (16). O evento foi realizado por solicitação da vereadora, em parceria com o deputado estadual Lúdio Cabral (PT).

O objetivo da audiência foi promover o debate sobre a valorização das carreiras da rede federal de educação e o fortalecimento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Professores, estudantes e técnicos administrativos também tiveram a oportunidade de expor sua visão sobre o papel das universidades públicas e a importância da valorização das carreiras.

"Ao discutirmos as carreiras dos técnicos e docentes de instituições de ensino superior, estamos expressando o desejo de fortalecer a instituição responsável pela produção de ciência e tecnologia. Lutar pelas carreiras de técnicos e docentes, pela comunidade acadêmica, é lutar para que nós tenhamos uma saída, uma saída que independe da nossa posição ideológica", ressaltou Edna, ao falar que luta para ver uma universidade forte e uma comunidade acadêmica que se envolva nos problemas do nosso tempo.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“Desejamos desenvolver conhecimento sobre transporte sustentável para Cuiabá, buscando soluções que não poluam o meio ambiente, queremos discutir novas tecnologias para o sistema único de saúde, desejamos que as universidades e o IFMT, juntamente com seus técnicos, professores e estudantes, se envolvam em projetos de pesquisa e extensão que criem soluções ambientais para uma cidade que enfrenta desafios climáticos”, acrescentou.

Edna, que também é professora da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) ressaltou a longa trajetória de lutas travadas por trabalhadores e estudantes para garantir a presença da classe trabalhadora nessas instituições e a importância do movimento grevista. “São os trabalhadores que constroem toda a riqueza, mas também todo o conhecimento”.

"Testemunhei muitos momentos em que ocupamos este plenário e galerias, lutando pela visibilidade do que é essencial em nossa sociedade: a universidade, um polo de produção de ciência e tecnologia no Brasil. A produção de conhecimento para a emancipação humana é liderada pelas instituições públicas, resultado de muita luta ao longo da história", reiterou.

A vereadora também reforçou seu apoio a Lúdio, pré-candidato à prefeitura, por uma Cuiabá melhor liderada.

"Não podemos permitir que nosso governo não tenha uma estratégia para a valorização desses profissionais. Como petistas de longa data, nós acolhemos a demanda dessa audiência pública porque entendemos que tanto no município, quanto no estado, é nosso dever defender essas instituições que tanto contribuem para o desenvolvimento do nosso município, estado e país. Essas instituições não são apenas locais de trabalho para seus funcionários elas têm um papel fundamental na sociedade”.

Por fim, ela ressaltou o compromisso do Mandato Coletivo com as instituições de ensino. “Estamos aqui, para dizer: contem com o nosso Mandato, com a nossa militância, para que nós possamos nos orgulhar da ciência, da tecnologia e dos profissionais que não podem ser os menos remunerados, mas que devem ser os expoentes da construção da cidade que nós queremos”.

Comente esta notícia

image