17 de Maio de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 12 de Abril de 2024, 10:41 - A | A

Sexta-feira, 12 de Abril de 2024, 10h:41 - A | A

EFICIÊNCIA

Secretarias e órgãos do Executivo iniciam ciclo de aplicação do modelo de maturidade da governança e gestão

Redação

A Secretaria de Fazenda (Sefaz MT), por meio da Secretaria Adjunta do Tesouro (Sate), promoveu o 2° Workshop de Boas Práticas do Instrumento de Melhorias de Gestão. O evento, realizado de forma virtual na quarta-feira (10.04), teve como objetivo iniciar o ciclo de avaliação do Instrumento de Maturidade e Gestão (IMGG), referente ao ano de 2023, em todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta do Governo de Mato Grosso.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O workshop foi realizado em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), do Governo Federal, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Casa Civil. Os órgãos compõem o Comitê Central que coordena a implementação do modelo em Mato Grosso. Mais de 270 servidores públicos participaram o evento, incluindo alguns secretários adjuntos das demais pastas do Executivo Estadual.

A secretária adjunta do Tesouro Estadual, Luciana Rosa, enfatizou a importância da adesão ao modelo de governança e gestão pública, destacando que o foco principal é a melhoria contínua. “Esse modelo permite que cada órgão faça sua autoavaliação e identifique os pontos que precisam ser aprimorados para uma gestão mais eficiente”, disse a gestora durante a abertura do workshop.

Uma novidade deste ano é a implementação do Instrumento de Maturidade de Governança e Gestão (IMGG) em todos os órgãos do poder executivo estadual, incluindo aqueles que não recebem recursos da União, conforme determinado na portaria conjunta nº 011/2024. Essa decisão foi tomada após o reconhecimento das melhorias alcançadas pelos órgãos que já aplicaram o IMGG nos ciclos anteriores, demonstrando o compromisso do Estado com a melhoria contínua da gestão e serviços públicos.

Com a aplicação oficial do IMGG iniciada, o Comitê Central de Implementação do Modelo de Governança e Gestão Pública no Estado de Mato Grosso dará todo suporte e capacitação necessários para que os órgãos realizem uma avaliação institucional e enviem os resultados até o dia 30 de setembro de 2024.

Os resultados serão avaliados e após a certificação dos órgãos pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos a Sefaz, em parceria com a Seplag e a Casa Civil, promoverá um novo reconhecimento dos órgãos que obtiverem a classificação BRONZE 4. Em 2023, o evento de premiação foi realizado no Palácio Paiaguás, com representantes do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), e contemplou as Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e de Segurança Pública (Sesp) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

O 2° Workshop de Boas Práticas do Instrumento de Melhorias de Gestão foi gravado e disponibilizado no canal da Sefaz no Youtube. As secretarias e órgãos que precisarem de mais informações e esclarecimentos podem entrar em contato com a equipe do Tesouro Estadual pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (65) 3617-2548.

Comente esta notícia

image