14 de Abril de 2024

VARIEDADES Segunda-feira, 01 de Abril de 2024, 15:50 - A | A

Segunda-feira, 01 de Abril de 2024, 15h:50 - A | A

'CHANCE MÍNIMA DE SOBREVIVÊNCIA'

Ana Maria fala sobre o câncer que teve por causa do vírus HPV

DA ISTOÉ

Em entrevista exclusiva para o “Fantástico”, no domingo, 31, Ana Maria Braga falou pela primeira vez sobre o câncer que teve por causa do HPV, vírus que é transmitido principalmente por via sexual.

 

“Quando eu consegui descobrir o que eu tinha, ele já estava adiantado. E aí eu tinha uma chance mínima de sobrevivência. Então, é muito assustador”, contou.

 

Ela contou que descobriu o câncer em 2001 e compartilhou o que o médico disse sobre o que tinha provocado a doença: um vírus de três letras que, até então, ela desconhecia.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

 

“Era proveniente do HPV. Não tinha a mínima informação”, afirmou.Ana também defendeu a vacinação contra o HPV disponível em postos de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de 9 a 14 anos.

“Eu teria tomado a vacina. Se eu soubesse que tinha uma vacina, teria evitado tudo isso”, disse.

 

Na entrevista, ela também enfatizou que ninguém tem que se sentir culpado pelo diagnóstico.

 

“Você não tem que se sentir culpado por ter ficado com câncer. Você não tem culpa. Porque você é uma mulher sexualmente ativa. Você é mãe, não tem como ser mãe sem ser sexualmente ativa. Eu acho que a sexualidade tem que ser encarada da forma que ela é. É uma coisa natural, feita da natureza, senão a gente não estaria aqui”, falou.

 

Ana Maria Braga teve outros diagnósticos de câncer. Em 2015 foi acometida por um câncer de pulmão, que retornou em 2020. Na época, ela disse que só tinha “10% de chance de cura”.

Comente esta notícia

image