16 de Julho de 2025

CIDADES Quarta-feira, 16 de Julho de 2025, 08:56 - A | A

Quarta-feira, 16 de Julho de 2025, 08h:56 - A | A

COLETA FLUVIAL

Balsa apresenta bom resultado, mas educação ambiental ainda é um desafio em Cuiabá

O equipamento é utilizado pela Locar na limpeza do Rio Cuiabá

Redação

A balsa ecológica se tornou uma aliada importante na preservação do Rio Cuiabá. Operada pela Locar Saneamento Ambiental, a embarcação foi responsável por recolher mais de 7.600 quilos de lixo do rio, no período de janeiro a junho de 2025. O número atesta a eficiência do trabalho, mas ao mesmo tempo evidência que promover a conscientização ambiental na população ainda é um grande desafio a ser encarado no município.

A balsa percorre o trecho entre a Marina Beira Rio e a comunidade São Gonçalo Beira Rio. Apesar do bom resultado no primeiro semestre, ainda chama a atenção o alto volume de lixo que chega às margens e leito do patrimônio natural após ser descartado irregularmente. Para o diretor da Locar, Carlos Buarque Filho, ainda é preciso que o cidadão reconheça seu papel no processo de cuidado do meio ambiente.

“O trabalho é um sucesso, mas o problema do lixo no rio ainda exige conscientização da população para alcançarmos resultados ainda melhores. A coleta é fluvial é fundamental, mas o ideal é que a população entenda que também possui responsabilidade na preservação. Muitas vezes, os materiais que retiramos podem ser descartados na coleta convencional que fazemos porta a porta nos bairros cuiabanos”, argumenta Carlos.

A atividade no Rio Cuiabá é realizada de terça a sexta-feira, com apoio de uma equipe formada por auxiliares de convés e coletores. Todo o material retirado das águas é transportado para o Ecoparque Pantanal, aterro sanitário localizado na região do Pedra 90. O equipamento foi adquirido e é mantido pela própria Locar. Assim como ocorre com a coleta domiciliar, a Prefeitura de Cuiabá paga apenas pela quantidade de resíduos recolhidos.

Além de dar nome a capital de Mato Grosso, o Rio Cuiabá deságua no Rio Paraguai, considerado o principal rio do Pantanal. Somado a isso, sua bacia hidrográfica banha 13 municípios da Baixada Cuiabana, entre eles Chapada dos Guimarães, um dos mais importantes polos turísticos do estado. Ou seja, cuidar do Rio Cuiabá é também proteger um ecossistema riquíssimo, que abastece cidades, movimenta o turismo e sustenta uma imensa biodiversidade.

Comente esta notícia

image