No dia 31 de maio de 2025, às 19h, o Centro Cultural Casa das Pretas, em Cuiabá, será palco do lançamento da exposição "Autenticidade sem Comparações" – um projeto que celebra a diversidade, o empoderamento e a beleza única de cada corpo, especialmente de pessoas negras, LGBT+, periféricas e de demais grupos minorizados.
A exposição é o resultado da oficina “Corpos em Evidência”, realizada nos dias 19 e 26 de abril e 03 de maio, que contou com a participação de 10 pessoas fotografadas.
Os encontros proporcionaram momentos únicos de troca, escuta e criação coletiva. Cada ensaio fotográfico foi acompanhado por Lupita Amorim, que orientou e acolheu cada participante durante o processo. As fotos, feitas por Luzo Reis, exploraram ângulos, expressões e propostas visuais entre o artístico, o conceitual, o autorretrato e o profissional.
O projeto contou ainda com uma equipe comprometida e diversa: Geovana Rodrigues foi responsável pelas maquiagens, trazendo leveza e diálogo para compor a estética de cada ensaio; Scarlett Silva e Filipe Silva atuaram na assistência do projeto; Ozan Silva assinou a identidade visual; e Puga Libree cuidou da edição da versão virtual da exposição. A oficina foi realizada no próprio Centro Cultural Casa das Pretas e teve como parceira a Jinga Brechó, que disponibilizou looks coloridos e confortáveis para os ensaios.
Durante a noite de lançamento, o público poderá conferir os quadros com as fotos impressas das pessoas participantes, acompanhar apresentações culturais, participar de um bate-papo com as pessoas retratadas e celebrar a potência de narrativas visuais que valorizam a autenticidade de cada corpo.
Além da versão presencial, a exposição também será lançada virtualmente no site da Lupita Amorim:
https://lupitamorim.com.br – onde o público de todo o país poderá acessar gratuitamente as fotos em exibição.
“Entregar essa exposição é motivo de muita alegria e orgulho. ‘Autenticidade sem Comparações’ é mais que uma mostra de fotografias – é um manifesto visual sobre diversidade humana e cultural. Agradeço imensamente às pessoas participantes, que confiaram no projeto, e à equipe, que se entregou com tanto cuidado. O que estamos entregando ao público é um testemunho da potência de corpos historicamente invisibilizados, que agora estão em evidência, do seu jeito, no seu tempo, com suas verdades.” – Lupita Amorim, coordenadora geral do projeto;
O evento é gratuito e contará com acessibilidade em Libras. O projeto conta com o apoio do Edital de Chamamento Público “AUFA” – Fomento Cultural 01/2024, da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.
Serviço
Exposição “Autenticidade sem Comparações”
31 de maio de 2025 (sábado)
A partir das 19h
Centro Cultural Casa das Pretas – em frente à Praça da Mandioca – Cuiabá/MT
Versão online disponível a partir da mesma data em: https://lupitamorim.com.br
Reprodução'