A criatividade e a técnica dos estudantes de Gastronomia do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) foram o centro das atenções no concurso "Talentos e Sabores". A disputa teve como vencedora uma dupla de alunos com uma releitura inovadora do clássico Baião de Dois. O evento, que integra a VI Jornada Gastronômica, busca estimular a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, incentivando os futuros chefs a valorizar a culinária brasileira e seus ingredientes regionais.
Um dos principais desafios do concurso foi a obrigatoriedade de utilizar arroz da marca patrocinadora, Tio Lino Alimentos, como ingrediente principal, além de incluir pelo menos um elemento típico da culinária regional. Esse critério resultou em uma rica diversidade de preparações, evidenciando a versatilidade e o domínio técnico dos competidores.
O concurso foi dividido em duas etapas. Na primeira fase, os estudantes formaram duplas e elaboraram uma ficha técnica detalhada do prato a ser preparado. A inscrição incluía informações essenciais para o planejamento na gastronomia profissional, como ingredientes, rendimento, valores e fator de correção dos insumos. A segunda etapa consistiu na execução dos pratos, que foram avaliados por um corpo de jurados, considerando sabor, textura, aroma e aparência.
No dia 14 de maio, os seis pratos finalistas foram apresentados. Após uma criteriosa degustação, a dupla vencedora conquistou o paladar dos jurados com sua versão do Baião de Dois. Os alunos inovaram ao substituir o feijão-de-corda por feijão-fradinho e o queijo coalho por queijo tipo cabacinha. O toque final, e que fez a diferença, foi a banana flambada no licor de Canjinjim, que elevou o sabor do prato.
Elisangela Regina da Silva celebrou a conquista destacando a essência do prato escolhido. "A vontade de trazer uma comida brasileira, tradicional, que pode ser recriada sem perder sua essência, foi nosso principal pensamento ao fazer o Baião de Dois. Arriscamos e, graças a Deus, deu certo. Estou muito feliz e agradecida”, declarou a aluna do 4º semestre.
O colega de equipe Darbe Barbosa Chaves relembrou sua trajetória no concurso, comemorando sua evolução ao longo dos semestres.
"Ano passado, fiquei em segundo lugar; hoje, com mais experiência e dedicação, conseguimos a vitória. É muito gratificante ver o esforço e o aprendizado resultarem nesse reconhecimento”, afirmou o aluno do 3º semestre.
O prato Arroz Maklub, preparado pelos alunos Samuel Mourão Pinto e Thais Bruscagin Almeida Gozzi, conquistou o 2º lugar, representando a tradição árabe, enquanto o Majadito, típico da culinária boliviana, garantiu o 3º lugar aos alunos Estela Miserendino Batista e João Paulo Reis de Jesus.
Olhar técnico - A banca de jurados, composta por cinco profissionais, teve a missão de avaliar os pratos com um olhar técnico, sensorial e criativo.
Paulo Dantas, sócio proprietário do Tio Lino Alimentos, expressou o orgulho em apoiar o evento e valorizar a gastronomia regional. "Foi surpreendente ver a criatividade dos alunos e como souberam utilizar nossos produtos. O evento foi belíssimo e muito saboroso”, declarou.
Camila Marchiori, proprietária da Jong Kombucha e jurada, enfatizou a importância de experiências como essa para a formação dos alunos. "Eventos como esse capacitam os estudantes e os preparam para os desafios reais do mercado. Errar e aprender aqui faz parte do processo, e essa prática é essencial para o desenvolvimento deles”, disse.
Jornada Gastronômica - O Concurso Talentos e Sabores se consolidou como uma oportunidade única para os futuros chefs colocarem seus conhecimentos à prova, aprimorarem suas habilidades e celebrarem a riqueza da gastronomia brasileira, unindo tradição e inovação em cada prato criado.
O coordenador do curso de Gastronomia, professor Bruno Kimura, reforçou o papel pedagógico do concurso, que integra teoria e prática.
"O objetivo maior é proporcionar ao aluno a chance de colocar em prática tudo que aprende, desde o cálculo dos ingredientes até a execução do prato para avaliação dos jurados. A experiência vivida aqui reflete diretamente na formação profissional dos estudantes”, pontuou