20 de Junho de 2024

GERAL Segunda-feira, 10 de Junho de 2024, 16:53 - A | A

Segunda-feira, 10 de Junho de 2024, 16h:53 - A | A

EMPREENDEDORISMO EM PAUTA

Dez empreendedores de Mato Grosso vão participar da edição nacional da Expo Favela Innovation 2024

Eles foram selecionados entre 60 expositores que participaram da edição estadual da feira realizada na sexta-feira e sábado (7 e 8)

Redação

Dez empreendedores de favelas e comunidades periféricas de Mato Grosso foram selecionados neste sábado (08.06) para participarem da edição nacional da Expo Favela Innovation 2024. Eles foram selecionados entre 60 expositores que participaram da edição estadual da feira realizada na sexta-feira e sábado (7 e 8), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Entre os negócios selecionados para a etapa nacional estão Mizizi Espaço Afro, Friends and Pet Foods, Donana Granola, Delícias da Rozi, Delícias da Nega, Design Floral, Rosinete Design de Pneus, Street Action, Divas Skateras e Projeto Genesis. Eles foram selecionados após participarem de um pitching onde tiveram que apresentar seus projetos a uma banca de curadores de negócios.

Agora, esses 10 empreendedores vão representar Mato Grosso na edição nacional da Expo Favela, que será realizada no final deste ano, em São Paulo. Dos que participarão da edição nacional, os 10 melhores serão convidados a participar do reality show “O Grande Defasio”, no programa É de Casa da Rede Globo.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Na oportunidade, o presidente da Central Única das Favelas de Mato Grosso (Cufa-MT), Anderson Zanovello, agradeceu a todos que acreditaram no projeto, desde os apoiadores, parceiros e fornecedores e dos que estiveram prestigiando o evento nesses dois dias. “A Expo Favela é um grande evento de negócios para promover a favela e porque não um evento de negócios da favela ser realizado também onde acontece os maiores eventos de negócio? Em Mato Grosso, os maiores eventos de negócios acontecem no Centro de Eventos do Pantanal. Então, não podia ser em um espaço diferente, a favela também precisa ocupar esses espaços e mostrar toda a sua potência. E a favela ocupou o seu espaço nos stands, no espaço cultural, no palco de palestras e isso não tem preço. Sou muito grato a todos que contribuíram para essa realização”, declarou Zanovello.

Representando a nacional da Expo Favela, a sócia-diretora da Escola de Negócios da Favela, Cleo Santana, esteve na edição regional de Mato Grosso e lembrou que no ano passado esteve em 17 estados a trabalho e pode conhecer a realidade de todos os territórios, pois o Brasil é um país de dimensões continentais. “Entender de favela é entender também que as realidades são díspares e que existem diferentes perfis de favela. Falam de favela como um território de vulnerabilidade, de carência e temos que lembrar essas pessoas que, pode até ser assim no sentido estrutural e sabemos que ainda existem territórios que estão em extrema vulnerabilidade, quando você fala de estrutura. Mas, não podemos ignorar é que, apesar dessa vulnerabilidade estrutural, tem muita gente potente, e se com pouco já se faz muito, imagina onde que a gente estaria se esse território estivesse recebendo a devida atenção”, afirmou Cleo.

Além dos expositores, a Expo Favela MT contou com mostra de cinema, diversas palestras, feira de livros com a “Favela Literária” e o 1º Prêmio Literário para autores independentes, além da carreta do MT Ciências, apresentações culturais e de projetos sociais, além de shows. A feira este ano contou com um Espaço de Brincar otimizado para sensorialmente para regulação e aprendizagem, intérpretes de libras durante as palestras dos painéis e acessibilidade a todos.

EXPO FAVELA INNOVATION MT - A Expo Favela em Mato Grosso 2024 é uma realização da Favela Holding, Cufa-MT e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, com parceria institucional do MT Criativo e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel); promoção da TVCA, Primeira Página e Centro América FM. A produção é de Zanovello Produções, UP Eventos e In Favela, com patrocínio diamante do Sebrae-MT, prata do 360 News e bronze do Amigo Internet, Arquitet On e Clínica Nosso Espaço.

Tem o apoio cultural da Assembleia Social, deputado Carlos Avallone, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seciteci) e Ápice; além de parceira do Instituto Inova Brasil, Em Cena Escola de Artes de Cuiabá, Renova Graf, Nove Atos Arte, Cultura e Entretenimento, Academia GFC, EN Comunicação, Mentoria e Treinamento, IESB, Lide Mato Grosso, Umano Editora e BS Comunicação.

Comente esta notícia

image