O deputado federal José Medeiros (PL) comemorou a decisão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que resultou na suspensão do mandato do deputado André Janones (Avante-MG) por quebra de decoro parlamentar.
A punição, aprovada por 16 votos a favor e 3 contra, é consequência de ataques ofensivos que Janones dirigiu ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) na semana passada, enquanto o parlamentar discursava na tribuna do plenário. A decisão tem efeito imediato, e Janones ficará afastado do cargo por três meses.
“O mandato desse deputado já deveria ter sido suspenso há muito tempo. Suas condutas lamentáveis são tantas que seria impossível listar todas aqui sem tomar muito tempo, de tantas infrações que cometeu”, afirmou Medeiros.
O parlamentar lembrou ainda que, na última semana, apresentou uma representação contra Janones à Mesa da Câmara, solicitando providências diante do comportamento reiterado de desrespeito.
“Na semana passada, eu dizia que não podíamos mais aceitar que esse parlamentar continuasse desrespeitando o Congresso. Esse afastamento é necessário para preservar a integridade da Câmara dos Deputados e deixar claro que condutas como essas não serão normalizadas ou toleradas”, reforçou.
Medeiros destacou ainda que há muito tempo Janones adota atitudes incompatíveis com o cargo de deputado federal, atacando colegas e chegando a afirmar, dentro da Casa, que a Câmara seria ‘inimiga do povo’ por conta de votações contrárias a projetos do governo Lula.