O vereador por Cuiabá, Daniel Monteiro, usou a tribuna da Câmara Municipal para fazer duras críticas à gestão da saúde pública na capital. Segundo ele, a atual secretária de Saúde tem sido um obstáculo para a melhoria dos serviços prestados à população e deveria pedir para sair do cargo.
"Não pedi a exoneração da secretária, mas aconselhei que ela peça para sair. Porque entendo que ela tem problemas generalizados na gestão da saúde", afirmou Monteiro.
O parlamentar destacou que as deficiências se espalham por toda a rede municipal de saúde, desde unidades de pronto atendimento (UPAs) até hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Um dos exemplos citados foi a UBS do bairro Terra Nova, cuja farmácia, segundo o vereador, está fechada por falta de servidores.
"Eu não gosto de ser leviano. Pedi para que um assessor do meu gabinete fosse até a unidade, para entender a situação. A resposta foi que não há servidores suficientes para gerenciar a farmácia da UBS", disse.
Monteiro também mencionou a escassez de medicamentos básicos, como dipirona, e a falta de profissionais para garantir o fornecimento dos remédios à população. "De um lado, o Ministério Público fala da falta de medicamentos, e do outro, faltam pessoas para entregar esses medicamentos que já são escassos".
Relembrando seu discurso de posse em janeiro, o vereador reiterou seu compromisso com uma saúde humanizada em Cuiabá e lamentou que a atual secretária esteja, segundo ele, impedindo avanços nesse sentido. “Se ela está obstaculizando isso, se está sendo um obstáculo entre o munícipe e uma saúde decente, ela tem que pedir para sair. Porque não está fazendo um trabalho digno do povo cuiabano”.