30 de Junho de 2025

POLÍTICA Segunda-feira, 30 de Junho de 2025, 10:18 - A | A

Segunda-feira, 30 de Junho de 2025, 10h:18 - A | A

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Vereador Jeferson Siqueira denuncia "boicote" na comunicação da Câmara de Cuiabá e critica controle sobre redes sociais

Parlamentar alega que há tentativas de censura sobre publicações dos vereadores e defende a independência da Casa Legislativa

Lucas Leite | Redação

O vereador de Cuiabá, Jeferson Siqueira, fez fortes críticas ao secretário de Comunicação da Câmara Municipal, apontando o que chamou de "boicote" às suas ações e reivindicando maior liberdade para os vereadores se expressarem nas redes sociais e outros veículos de comunicação da Casa.    

Em uma fala carregada de indignação, Siqueira destacou a tentativa de impor restrições à liberdade de expressão dos parlamentares, especialmente no que diz respeito a publicações críticas à gestão do prefeito. "O que me preocupa é que a Câmara é um poder independente, e deve ser tratada assim. Estão criando uma instrução para que os vereadores não publiquem matérias que sejam opinativas ou críticas à gestão do prefeito", afirmou o vereador.    

Ele criticou ainda o fato de a Câmara estar sendo usada como palco para entrevistas do prefeito, sem que haja espaço igual para os parlamentares. "O prefeito usa esse espaço quase todos os dias para dar entrevistas, mas ele tem a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, onde pode fazer isso. Esse espaço é nosso, dos vereadores, e ele está invadindo o nosso espaço", desabafou.    

Em sua fala, Siqueira reforçou que, apesar das críticas à gestão, nunca agiu com desrespeito, e aproveitou para se desculpar publicamente com a presidente da Câmara, Paula Calil, pelo tom elevado de algumas declarações anteriores. "Quero deixar claro que sempre respeitei as mulheres e, se minha fala foi interpretada como ofensiva, peço desculpas publicamente", disse o vereador.    

No entanto, Siqueira não recuou em relação às críticas à Secretaria de Comunicação da Casa e ao comportamento do secretário. "Eu não retiro o que falei sobre a Secretaria de Comunicação. Acho que a Casa precisa ser mais organizada nesse sentido. Se a instrução for para silenciar os gabinetes, eu jamais aceitarei. Isso não condiz com a minha postura", afirmou.    

O vereador aguarda o envio da tal instrução, prometida pela Secretaria de Comunicação, para avaliar seu conteúdo e, caso seja necessário, se manifestar publicamente sobre o impacto que a medida pode ter na liberdade dos vereadores de se expressarem.    

A situação levanta uma questão importante sobre a autonomia e independência dos poderes na Câmara de Cuiabá, com o vereador pedindo mais transparência e respeito às prerrogativas dos parlamentares.    

O jornal Centro Oeste Popular entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Câmara Municipal de Cuiabá para obter um posicionamento sobre o assunto. Em resposta, a Secretaria emitiu uma nota afirmando que, na semana passada, houve uma reunião na presidência com a presença de outros vereadores, na qual foram explicados os critérios técnicos para as publicações e enfatizado que não há caráter ideológico na condução da Secom. A nota também destacou que divergências são naturais em um parlamento plural e que questionamentos são bem-vindos. O servidor contratado responsável pela comunicação se colocou à disposição para esclarecer qualquer dúvida dos vereadores. Além disso, informou que a Mesa Diretora está elaborando uma Instrução Normativa para balizar as ações da Secretaria, inclusive no que diz respeito às publicações no site da Câmara, e acredita que, após essa medida, as questões levantadas serão resolvidas.

Nota na íntegra

Na semana passada, nos reunimos na presidência com a presença de outros vereadores. Explicamos os critérios técnicos para as publicações e que não há nenhum caráter ideológico na condução da Secom.    

Divergências são naturais num parlamento tão plural e não há nenhum problema em haver questionamentos. Como servidor contratado, estou aqui para esclarecer qualquer dúvida dos vereadores.    

A Mesa Diretora está elaborando uma Instrução Normativa para balizar as ações da Secretaria, inclusive no que se refere às publicações no site da Câmara. Após isso, acredito que essas questões serão sanadas.

Comente esta notícia

image