01 de Agosto de 2025

01 de Agosto de 2025

SAÚDE Quinta-feira, 31 de Julho de 2025, 10:09 - A | A

Quinta-feira, 31 de Julho de 2025, 10h:09 - A | A

DIPLOMA MÉDICO

Etapa prática do Revalida ocorre em hospitais da Rede Ebserh

Prova de habilidades clínicas foi aplicada em 28 hospitais da estatal. Certame avalia profissionais brasileiros formados no exterior e estrangeiros para exercerem a medicina nacionalmente.

Resumo Online
Redação

Hospitais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares ( Ebserh ) foram sede da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2025/1. 

Ao total foram 28 hospitais da rede participaram do Revalida.A prova prática, de habilidades clínicas, ocorreu nos dias 19 e 20 de julho. O exame é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Ebserh e universidades públicas revalidadoras. A estatal participa da aplicação do Revalida desde 20 22. Neste ano, segundo o Inep, foram 7.373 inscritos e 43 locais de prova, dos quais a Ebserh, com as 28 unidades participantes, foi responsável por 65% dos ambientes de aplicação do exame.

“A participação do Ebserh no Revalida é fundamental porque possuímos uma grande envergadura para participar do Revalida, já que temos 45 hospitais espalhados em todas as regiões do país.  Onde for necessário que o hospital que estejamos presentes para ser cenário da prova prática do Revalida, estaremos. Primeiro, porque é uma política pública extremamente importante para nós, que recebemos médicos estrangeiros, e para os nossos médicos que fazem a graduação em outro país. Nossa contribuição é estratégica, pois mostra uma confiança na estrutura que ofertamos para o ensino e a assistência, o que nos permite ser integrante de todas as políticas públicas em relação a educação e a saúde nesse país”, afirma a coordenadora de Gestão do Ensino da estatal, Rosuita Fratari Bonito.

Nos dois dias de provas, os participantes percorreram dez seções práticas, onde foram introduzidos a situações-problema e casos para realizarem tarefas específicas. A prática abrange as cinco grandes áreas d o exercício médico : clínica médica; cirurgia geral; pediatria; ginecologia e obstetrícia; medicina da família e comunidade (saúde coletiva).Para cada uma das etapas da prova, os participantes foram avaliados de acordo com o Padrão Esperado de Procedimentos (PEP). Os procedimentos previstos pelo instrumento de avaliação abrangem anamnese (diálogo com o paciente), exame físico, elaboração de diagnósticos diferenciais, solicitação de exames, e laboração de diagnósticos definitivos e prescrição terapêutica. Estes foram incluídos em situações e estudos de casos que podiam envolver simulações com bonecos, pacientes e equipamentos médicos.

“A participação dos hospitais universitários federais da Rede Ebserh no Revalida, por meio da cessão de seus ambulatórios ao INEP para aplicação das provas práticas, reforça seu papel como espaços estratégicos de ensino, avaliação e formação médica. Essa colaboração contribui para garantir a qualidade e a segurança do exercício profissional no país, fortalece a função educacional dos hospitais, apoia políticas públicas de saúde e educação, valoriza institucionalmente a Rede Ebserh e expressa seu compromisso social com a formação de médicos qualificados para o SUS”, explica a chefe de Serviço de Gestão da Graduação, Ensino Técnico e Extensão da Ebserh, Andreia Rodrigues.

No dia 19 de setembro serão liberadas as versões definitiva s do PEP. O resultado final do Revalida será divulgado em 31 de outubro. O cronograma completo pode ser acessado através do edital do exame pelo link.

O Revalida é o exame que ratifica os diplomas de médicos formados no exterior para atuação no Brasil. Ele é direcionado tanto a estrangeiros quanto a brasileiros se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em território nacional. O processo de avaliação tem duas etapas eliminatórias: as provas escrita e de habilidades clínicas. Ao serem aprovados nas duas, os profissionais demonstram a competência, os conhecimentos e as habilidades necessárias para o exercício da medicina.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Comente esta notícia

image