A vereadora Katiuscia Manteli (PSB) declarou apoio ao projeto “Óleo Solidário”, uma iniciativa de educação ambiental e empreendedorismo comunitário da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que transforma o descarte correto de óleo de cozinha usado em benefícios sociais para moradores de bairros como Jardim Vitória e Novo Paraíso, em Cuiabá.
O projeto foi apresentado à parlamentar nesta segunda-feira (30) pela microempresária Val Cabral, que coordena o núcleo da Abrasel na região. Moradora do bairro e conhecida por sua atuação como empreendedora na produção e venda de coxinhas, Val foi convidada no final do ano passado para liderar o núcleo local da Abrasel na Favela — braço da entidade voltado para o fortalecimento de micro e pequenos empreendedores nas periferias.
A proposta do “Óleo Solidário” é simples, mas poderosa: a comunidade coleta óleo de cozinha usado, que é recolhido por empresas parceiras da Abrasel e destinado à produção de biodiesel. Todo o processo é documentado, com emissão de recibos e repasse financeiro direto à instituição via Pix. O valor arrecadado é reinvestido na própria comunidade, e neste ano será revertido para a realização de uma festa de fim de ano voltada às crianças dos bairros atendidos. O evento está previsto para dezembro.
Segundo Val, ao iniciar a organização da festa, surgiu a necessidade de viabilizar toda a estrutura exigida por lei para eventos públicos, como alvarás, laudos do Corpo de Bombeiros, segurança policial e infraestrutura adequada. Por isso, buscou apoio institucional da Câmara Municipal.
“A gente acredita que a comunidade precisa ser protagonista e ter orgulho do que está construindo. Não é só uma festa, é o reflexo de uma rede de solidariedade e consciência ambiental. O óleo vira biodiesel e o retorno é direto: vai para nossas crianças, para o nosso bairro. E tudo é feito com transparência”, explicou Val Cabral.
Ao conhecer o projeto, a vereadora Katiuscia Manteli prontamente se comprometeu com a causa e colocou seu mandato à disposição para articular as autorizações legais necessárias e buscar parcerias que viabilizem o evento com segurança e dignidade.
“Esse é o tipo de iniciativa que une sustentabilidade, geração de renda e inclusão social. A Val é uma liderança nata e representa com orgulho o espírito resiliente das nossas comunidades. O mandato existe para isso: criar pontes entre as necessidades reais da população e o poder público”, afirmou a vereadora.
Atualmente, o núcleo coordenado por Val reúne cerca de 15 associados, todos empreendedores da comunidade que atuam com pequenos negócios e serviços. Também participou do encontro com a parlamentar a representante da Abrasel, Thaynara Cristina Dias.