01 de Julho de 2025

POLÍTICA Terça-feira, 01 de Julho de 2025, 10:39 - A | A

Terça-feira, 01 de Julho de 2025, 10h:39 - A | A

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vice- prefeita discute a valorização da carreira militar na Câmara de Cuiabá

A Câmara sai na frente ao trazer para o debate temas como a valorização profissional, planos de carreira, progressão salarial e condições de trabalho.

Redação

A vice-prefeita e secretária municipal de Mobilidade Urbana (Semob), coronel Vânia Rosa, debateu a valorização da carreira de policiais militares e bombeiros em audiência pública realizada na Câmara de Cuiabá, na segunda-feira (30).

Na oportunidade, a coronel Vânia Rosa destacou sua trajetória na corporação e reforçou a relevância do debate. “Falar sobre essa pauta, para mim, é muito natural, porque é algo que vivi por quase 26 anos. Reforçar essa temática sobre os enfrentamentos e desafios no trabalho dos policiais militares e bombeiros é, além de socialmente relevante, algo muito genuíno”, afirmou a coronel Vânia.

Durante a audiência, o vereador tenente-coronel Dias, autor da iniciativa, ressaltou a importância do espaço democrático da Câmara como palco para discutir as dificuldades enfrentadas por esses profissionais que, diariamente, atuam no combate ao crime. “A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão unidos aqui na Câmara dos Vereadores da Capital como um espaço de discussão dos problemas que uma cidade vive. E o policial militar trabalha onde? Nas cidades. Por isso estou aqui, com todos os policiais militares da ativa e também com o Corpo de Bombeiros, para discutir a qualidade de vida desses profissionais e o que precisamos superar para que eles tenham saúde mental e sejam valorizados”, destacou.

Ele ainda chamou a atenção para um dos principais entraves no exercício da profissão, que é a responsabilização indevida dos policiais durante ações de enfrentamento ao crime. “Cada vez que prendemos um criminoso, somos alvos de uma série de ações. Isso é muito injusto. Precisamos falar com a comunidade sobre os problemas que enfrentamos”, completou.

Já o deputado federal coronel Assis elogiou a iniciativa da Câmara Municipal, destacando que os vereadores são os representantes mais próximos da população e, portanto, têm papel fundamental na defesa dos interesses dos servidores da segurança pública. “Temos quase dois mil policiais e bombeiros militares na Baixada Cuiabana, muitos deles são munícipes de Cuiabá. A Câmara sai na frente ao trazer para o debate temas como a valorização profissional, planos de carreira, progressão salarial e condições de trabalho. A profissão policial, segundo estudos da ONU, é a mais estressante do mundo. Estou pronto para ombrear com os vereadores, policiais, bombeiros e seus familiares nessa luta”, declarou.

A audiência pública reforça o compromisso das instituições em buscar melhorias para aqueles que, diariamente, arriscam suas vidas pela segurança da sociedade cuiabana, dando voz às suas demandas e promovendo o diálogo entre o poder público e a comunidade.

As discussões, segundo o vereador tenente-coronel Dias, seguem firmes no propósito.

Comente esta notícia

image