20 de Junho de 2024

POLÍTICA Sábado, 11 de Maio de 2024, 09:42 - A | A

Sábado, 11 de Maio de 2024, 09h:42 - A | A

APOIO

Lula conversa com presidente da Turquia e recebe solidariedade pela crise no Rio Grande do Sul

O presidente Lula conversou por telefone com o presidente turco Tayyip Erdogan, nesta quinta-feira (9), quando trataram também dos conflitos na Faixa de Gaza e na Ucrânia. O líder turco afirmou que virá ao Brasil para a cúpula do G20

Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, na manhã desta quinta-feira (9), com o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan.

O presidente Lula agradeceu a carta enviada por Erdogan manifestando solidariedade em relação à crise no Rio Grande do Sul. Os dois líderes trocaram impressões sobre a tragédia humanitária e as ações assistenciais do governo à população atingida. O presidente turco reiterou os sentimentos de solidariedade do povo da Turquia à população gaúcha.

Lula e Erdogan também conversaram sobre a situação na Faixa de Gaza e na Ucrânia. Eles manifestaram afinidade em suas posições sobre a defesa de negociações de paz e em prol de um cessar-fogo nos dois conflitos. No caso do Oriente Médio, os presidentes brasileiro e turco reiteraram sua convergência de visões com relação à defesa da solução de dois estados independentes, Israel e Palestina, convivendo lado a lado com fronteiras mútua e internacionalmente reconhecidas.

Erdogan confirmou que virá ao Brasil para a cúpula do G20, quando espera reencontrar pessoalmente o presidente Lula. A Cúpula de Líderes do grupo está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

Comente esta notícia

image