28 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 26 de Março de 2024, 11:08 - A | A

Terça-feira, 26 de Março de 2024, 11h:08 - A | A

PROJETO DE LEI

Nadaf quer incluir Festa Popular da Santa Cruz no calendário oficial de Cuiabá

Redação

O vereador Mário Nadaf (PV) apresentou o projeto de lei 49/2024 para instituir o dia 03 de maio como o Dia Municipal da Festa Popular da Santa Cruz, uma celebração anual para fazer parte do calendário oficial de eventos da cidade.
 
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
 
A festa, que ocorre na rua Benedito Leite, é uma tradição de longa data entre os moradores e comerciantes da região de Goiabeiras. A Cruz Preta, situada em frente à casa número 2.170, é um marco histórico e religioso que remonta à época da escravidão. Com o tempo, tornou-se um símbolo de sincretismo religioso e de identidade comunitária.
 
O evento inclui uma missa campal e quermesse, sendo visto como uma oportunidade para fortalecer os laços culturais e a identidade dos moradores com o local. O vereador destacou a importância da Cruz Preta e da festividade para a comunidade local.
 
“Apesar das transformações ocorridas no tempo, a permanência da Cruz no local tem contribuído para o fortalecimento dos laços de pertencimento e identidade dos moradores com o lugar. Mais do que isso, independente da crença religiosa de cada morador, hoje a Cruz é um “símbolo do sincretismo religioso” da comunidade”, disse.
 
Com a aprovação deste projeto, espera-se que a celebração ganhe ainda mais reconhecimento e continue a ser um ponto de encontro para a expressão da fé e da cultura popular em Cuiabá. 

Comente esta notícia

image