20 de Junho de 2024

ENTREVISTA DA SEMANA Segunda-feira, 13 de Maio de 2024, 08:33 - A | A

Segunda-feira, 13 de Maio de 2024, 08h:33 - A | A

SARGENTO VIDAL

Com oitivas finalizadas, Vidal abre prazo de cinco dias para Edna Sampaio

Redação

O parlamentar Sargento Vidal (MDB), que atua como presidente da Comissão Processante responsável por investigar Edna Sampaio (PT) em Cuiabá, informou que o parecer contendo os depoimentos das testemunhas e demais documentos analisados será concluído. Após essa etapa, a defesa de Edna terá cinco dias para se pronunciar. Segundo Vidal, a vereadora não esteve presente em nenhuma das audiências realizadas. Edna está sendo investigada por supostamente praticar a “rachadinha” através da utilização indevida da verba indenizatória destinada ao cargo de chefe de gabinete. A denúncia inicial foi feita em 2023 pela ex-chefe de gabinete da vereadora, Laura Natasha Oliveira. A parlamentar foi inicialmente condenada em votação no plenário, mas posteriormente foi reintegrada à Câmara, após obter uma liminar do Tribunal de Justiça (TJMT).

Segundo o vereador, os representantes legais de Edna Sampaio têm o direito de solicitar medidas, como a convocação de testemunhas, ou contestar partes específicas do processo. Se a defesa optar por tomar essas ações, a apresentação do parecer final ao presidente da Câmara, Chico 2000 (PL), deverá ser adiada por algumas jornadas.

O líder da Comissão de Inquérito, foi garantido que os procedimentos serão concluídos em até 3 meses e caso haja solicitação de revisão por parte de Edna, a apuração não será comprometida.

Por solicitação do vereador, a administração municipal de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), promoveu a revitalização de um trecho da Avenida Historiador Rubens de Mendonça — conhecida como Avenida do CPA — na cidade. A obra, que abrange uma extensão superior a 1,5 km, contempla a região de acesso ao bairro Jardim Novo Paraíso até as imediações do Contorno Leste. Confira a entrevista:

“Presidente da Comissão Processante que investiga a vereadora disse que os advogados podem fazer interpelações, como o acréscimo da audição de testemunhas”.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Centro Oeste Popular — Sobre o processo contra a vereadora Edna Sampaio, o senhor já tinha comentado que está na fase das alegações finais, e como que está essa fase, como que irá se proceder agora?

Vereador Sargento Vidal — Bom lembrar que em todo o processo até aqui, a vereadora Edna Sampaio não, colocou qualquer interesse na ação, não houve nenhum interesse dela em ser ouvida em apresentar testemunha, em apresentar defesa, em nada. Ela apenas foi notificada e não compareceu em nenhum das oitivas. Com isso, finalizamos ouvindo as denunciantes na época a senhora Laura Natasha que esteve aqui, onde confirmou tudo o que falou na processante anterior, acrescentou algumas coisas, coisas essas pequenas e novamente a vereadora Edna não compareceu, foi apresentado por eles, outro embargo pelo advogado, e novamente feito o processo seneador encaminhado a eles. Chegou a ser bastante grosseiros com os funcionários dessa Casa de Leis, que por lá esteve, então devido a isso, resolvi ouvir todos os três funcionários que estiveram lá, e os três afirmaram que foram recebidos com muita rispidez, grosseria e ficaram até pensando que iriam ser agredidos por uma advogada da defesa dela. Após ouvi-los, darei cinco dias de prazo para defesa com vistas ao processo, entrega o processo para eles por cinco dias, passando esses dias, eles devolvem para nós, para que possa concluir e finalizo totalmente e entrego para presidência.

Centro Oeste Popular — Diante disso tudo, foram ouvidas quantas testemunhas e quais foram elas?

Vereador Sargento Vidal — As pessoas ouvidas por mim, foram a denunciantes na época, Laura Natasha e os funcionários dessa Casa de Leis, não há interesse em ouvir outras testemunhas porque não tinha outras testemunhas, não tinha necessidade a não ser que a vereadora apresentasse outras testemunhas, e até o momento não houve nenhuma apresentação, e ela se negou até a vir em qualquer das oitivas.

Centro Oeste Popular — Com tudo, o senhor acredita que esse relatório final possa sai até quando?

Vereador Sargento Vidal — Tudo vai depender se a vereadora vai usar os cinco dias a vistas ao processo e fazer alguma defesa, mas isso também vai depender se a vereadora vai fazer alguma apelação. Se ela mantiver o que está sendo feito até agora, no final de 5 dias, já entrego (ao Chico). Agora, se ela apresentar alguma defesa, alguma operação requerer a oitiva de alguma testemunha, ai tenho prazo suficiente para isso ainda no processo.

Centro Oeste Popular — Se tudo transcorrer normalmente, até o final do mês esse relatório já vem com plenário para ser votado pelos vereadores?

Vereador Sargento Vidal — Mesmo que não seja normalmente, acredito que vai vir antes, porque temos tempo suficiente, até dia 20 já estará com o presidente.

Centro Oeste Popular — A vereadora Edna disse que não compareceu as reuniões porque ela estava doente, inclusive, tinha até falado que apresentou atestado médico, como analisa isso?

Vereador Sargento Vidal — A vereadora Edna nenhum momento apresentou qualquer alegação na processante, nenhum tipo de documento nem atestado médico, nem sequer falou comigo, não há nada dela, no processo. Apenas ouvi, ela dizer que estava doente, que não compareceu à sessão, perguntei ao presidente Chico 2000, se havia algum atestado médico dela, e não tinha nenhum atestado médico.

Centro Oeste Popular — Como o senhor se sente após a Secretaria Municipal de Obras Públicas faz um recapeamento de 1 km na Avenida do CPA após uma indicação do senhor?

Vereador Sargento Vidal — Gratidão ao prefeito Emanuel Pinheiro e ao secretário José Roberto Stopa por nos atender mais uma vez nesta e em muitas outras reivindicações que temos levado de toda a cidade. Nossa causa não é apenas animal, mas sim onde a população nos chama. Na semana que vem, a Semob estará acertando os últimos detalhes. Uma obra fruto do trabalho em conjunto.

Comente esta notícia

image