03 de Agosto de 2025

03 de Agosto de 2025

ECONOMIA Sábado, 02 de Agosto de 2025, 08:00 - A | A

Sábado, 02 de Agosto de 2025, 08h:00 - A | A

NO VAREJO

CDL Cuiabá projeta alta de vendas no Dia dos Pais e movimentação de quase R$ 139 milhões

Pesquisa aponta aumento na intenção de compra e no ticket médio; mais de 250 mil pessoas devem ir às compras na capital

COPopular
Redação

O comércio de Cuiabá deve registrar um crescimento expressivo nas vendas neste Dia dos Pais, comemorado em 10 de agosto. Segundo levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), por meio do Núcleo de Inteligência de Mercado, a expectativa é que a movimentação financeira atinja R$ 138,9 milhões — um acréscimo de R$ 8,9 milhões em relação ao mesmo período de 2024, quando o volume estimado foi de R$ 130 milhões.

A pesquisa revela que cerca de 250 mil consumidores cuiabanos devem ir às compras nos próximos dias. Desses, 54,43% afirmaram que pretendem presentear na data, sendo que metade planeja gastar mais do que no ano passado. O ticket médio estimado para 2025 é de R$ 555,08, superior aos R$ 415,18 registrados em 2024.

De acordo com o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, o aumento do ticket médio reflete maior confiança do consumidor e valorização da data comemorativa. Já o superintendente Marcelo Carrijo destacou o perfil dos compradores: 74,04% devem presentear o pai, mas também foram citados o marido (20,19%), a mãe (5,77%) e até os filhos (3,37%). A maioria (72%) comprará um único presente, enquanto 22,6% devem adquirir dois itens.

Os produtos mais procurados são roupas (44,23%), perfumes e cosméticos (34,13%), calçados (14,9%), acessórios (5,77%) e eletrônicos (3,37%). Outros itens representam 9,61%, e 8,17% ainda não decidiram o que vão adquirir. O principal critério de escolha é o gosto da pessoa presenteada, mencionado por 82,69% dos entrevistados. Qualidade/marca (16,35%) e preço (7,21%) também influenciam na decisão de compra.

As lojas físicas seguem como o canal preferido de compra, com 80,77% da preferência. As compras online aparecem em segundo lugar, com 17,31%. O cartão de crédito será o meio de pagamento mais utilizado (35,58%), seguido pelo Pix (32,69%) e pelo cartão de débito (15,87%).

Quanto ao comportamento de compra, 51,92% dos consumidores costumam pesquisar preços antes de comprar, sendo que 37,27% já iniciaram a busca por ofertas. Os principais locais para essa pesquisa são lojas físicas (51,38%) e sites de busca (43,12%).

Para celebrar o Dia dos Pais, a maioria dos entrevistados (78,74%) planeja comemorar em casa. Outros 14,94% devem optar por restaurantes, enquanto 7,46% pretendem fazer passeios ou pequenas viagens, como para a Chapada dos Guimarães. A CDL Cuiabá avalia que os dados refletem um otimismo crescente por parte do consumidor e indicam boas perspectivas para o setor varejista neste segundo semestre.

Comente esta notícia

image