20 de Junho de 2024

ENTREVISTA DA SEMANA Terça-feira, 11 de Junho de 2024, 09:11 - A | A

Terça-feira, 11 de Junho de 2024, 09h:11 - A | A

DILEMÁRIO ALENCAR

“Só existe prefeito corrupto, se os vereadores são conivente”

Redação

O vereador Dilemário Alencar (UB) classificou em uma entrevista com a imprensa, como 'vergonha generalizada' a recusa da Câmara de Cuiabá em abrir o 18º processo de investigação contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Destacando que a Casa de Leis tem protegido constantemente o prefeito em questão, Dilemário também ressaltou que as 20 operações realizadas na Prefeitura de Cuiabá agem como verdadeiras 'comissões processantes', ou seja, um trabalho que deveria ser feito pelos próprios vereadores. A nova proposta rejeitada foi apresentada pela vereadora do partido republicano, Maysa Leão, e pretendia investigar a falta de pagamento das emendas obrigatórias dos vereadores, com foco especial na emenda de aproximadamente R$ 30 milhões destinada às cirurgias eletivas na cidade. Durante seu pronunciamento para a imprensa, Dilemário também criticou seus colegas de parlamento e afirmou que a corrupção do prefeito só prevalece quando a maioria dos vereadores compactua com essa situação. Além disso, ele aconselhou os cidadãos a observarem atentamente a atuação de cada vereador durante o período eleitoral.

"Diariamente cresce a indignação da população de Cuiabá ao se deparar com inúmeros casos de corrupção na administração de Emanuel Pinheiro, sem nenhuma consequência para o prefeito"

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Centro Oeste Popular - O senhor faz várias críticas em relação ao atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, mas haverá uma votação de comissão processante, em relação à comissão processante pelo não pagamento das emendas, o senhor irá votar de que forma e consegue ver fragilidade no objeto desta CP, mesmo sabendo que o prefeito ainda tem prazo para poder pagar as ementas impositivas?

Vereador Dilemário - Olha, essa é a décima oitava comissão processante, votei em todas para afastar o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, inclusive, apresentei duas, a última que apresentei com mil e quinhentas páginas de provas robustas, retirada dos anais do Ministério Público, do próprio judiciário, e nós nunca conseguimos emplacar, a última que conseguiu, foi a décima sétima, o prefeito achou uma saída, inclusive, usando uma carta renúncia da vereadora Edna Sampaio, e agora, até achei muito estranho, porque ontem o líder do prefeito de Cuiabá, vereador Marcrean Santos, disse que o prefeito vai trabalhar para não ter um eventual, cassação da vereadora Edna, pelo caso rachadinha, mas enfim, fizemos de tudo, já votei novamente na décima oitava, porque a vereadora Maysa Leão aponta as emendas que não foram pagas, eu, por exemplo, tenho mais de 3 milhões de emendas para o Hospital de Câncer, já fizemos vários ofícios para o prefeito pagar, para os hospitais, porém, ele não paga.

Centro Oeste Popular - Quando se fala de emendas não pagas, de quais são esses anos de que o senhor vem fazendo esses ofícios?

Vereador Dilemário - Desde 2017, ele nunca pagou as emendas impositivas dos vereadores da oposição, e a emenda impositiva ela não configura se é de oposição ou se é de situação, ela está tipificada, está na lei orgânica do município de Cuiabá, agora, Emanuel Pinheiro não cumpre nada, ele debocha do judiciário, ele debocha do Ministério Público, ele debocha da cara do povo cuiabano, é por isso que estou estregando esse premio do Kiss Book mundial, pelas 20 operações da polícia em única gestão, a gestão Emanuel Pinheiro é uma vergonha, nós não podemos para de protestar. Emanuel irá deixar um rombo para o próximo prefeito, dividas de mais de 2 bilhões, isso significa um atraso de 10 anos para nossa cidade, na saúde, na educação e na infruestrutura.

Centro Oeste Popular - Como o senhor analisa esse atraso em Cuiabá, caso isso venha acontecer realmente?

Vereador Dilemário - O próximo prefeito deveria receber a prefeitura de Cuiabá com o caixa azul, esses 2 bilhões significa muito asfalto, muitas obras, e com esse rombo, Cuiabá pode ter que retroceder muito, então, já pedi para as autoridades competentes, que seja feita a prisão de Emanuel Pinheiro, porque ele cometeu, e na gestão dele com essas 20 operações policiais, penso que tem justificativa suficiente para as autoridades competentes já ter pedido a prisão do prefeito Emanuel Pinheiro. Ele vai deixar uma herança maldita para o próximo prefeito e para a população cuiabana.

Centro Oeste Popular - Podemos ver que há uma proximidade da questão de apresentações de comissão processante, quanto às operações, são 18 processantes e 20 operações, o se nhor analisa isso como uma competição?

Vereador Dilemário - É isso, cada operação praticamente foi uma comissão processante, os vereadores a maioria sempre, ficando, do lado do Emanuel Pinheiro, passando pano para ele, isso é uma vergonha generalizada, tenho dito sempre que só existe prefeito corrupto de uma cidade se a maioria dos vereadores é conivente com esse prefeito corrupto, está muito claro aqui em Cuiabá.

Centro Oeste Popular - Com as eleições chegando, como o senhor enxerga essas movimentações sendo feitas pelos vereadores?

Vereador Dilemário - Está chegando a eleição, estamos a próximo de três meses da eleição municipal, cabe agora a população observar como que foi a atuação de cada vereador no parlamento municipal cuiabano.

Centro Oeste Popular - O senhor acredita que a oposição do prefeito vem trabalhando de forma certa e no caminho certo?

Vereador Dilemário - Nós sempre fizemos uma oposição firme e forte, por exemplo, quem descobriu os 30 milhões de remédios vencidos no depósito da prefeitura? A oposição. Quem sempre mostrou a questão do IPTU superfaturado? A oposição, que conseguiu derrubar na justiça. Quem mostrou o superfaturamento no aumento da taxa de lixo? A oposição. Então, a oposição atua, o problema é que temos um prefeito fraco, mequetrefe, um prefeito desmoralizado. Cuiabá está toda esburacada, cheia de matagal, lixo em todo canto, esgoto correndo para todo lado, acredito que estamos no rumo certo.

Comente esta notícia

image