14 de Julho de 2024

ENTREVISTA DA SEMANA Segunda-feira, 17 de Junho de 2024, 08:22 - A | A

Segunda-feira, 17 de Junho de 2024, 08h:22 - A | A

ROBINSON CIREIA

“Nessa é uma oportunidade para trabalhar mais em minha campanha”

Redação

Robinson Cireia natural de Curitiba-PR se mudou para Cuiabá em 1980, morando no bairro Tijucal e trabalhando como servente e gráfico na adolescência. Hoje, sendo primeiro suplente, assume como vereador em Cuiabá. Sempre nas lutas, se compromete com as reivindicações da classe trabalhadora em especial a da educação e da juventude.

O vereador que tomou posse no lugar da vereadora cassada Edna Sampaio, o petista foi convocado depois que a colega correligionária ser cassada por apropriação verba indenizatória (VI) da sua ex-chefe de gabinete Laura Abreu.

Robinson Cireia fez 927 e assim ficou com a suplência do PT. Sendo a sua segunda vez que ocupa a cadeira de vereador, a primeira vez foi em outubro do ano passado, quando a Edna foi cassada pela primeira vez. O parlamentar por sua vez, fez umas mudanças no gabinete e trocou uma boa parte da equipe de Edna para dar espaço aos que o ajudaram durante a sua campanha eleitoral no ano de 2022.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O vereador acredita que esse é o momento para trabalhar seu nome como pré-candidato a vereador por Cuiabá, pois, ocupará a vaga até o final da atual legislatura da Câmara Municipal de Cuiabá.

“Estamos tentando fazer dois (vereadores). A chapa nossa é forte. Tem bastante candidato bom. Acho bem possível, mas a gente está na federação. Na chapa são duas cadeiras. No cálculo anterior dava pra fazer quatro. Isso significa que agora podemos fazer quatro, dois pelo PT e dois pelo PV”

Centro Oeste Popular — O senhor foi para tribuna e afirmou que está preparado e pronto para luta, o que o senhor irá defender?

Vereador Robinson — Sou sindicalista, a maioria das vezes que cheguei aqui, cheguei em manifestações para defender o passe livre, para combater o aumento da passagem, para defender os servidores da saúde e educação, sempre cheguei aqui, fazendo a luta sindical, e não irá ser diferente do meu mandato.

Centro Oeste Popular — O senhor chegou já pedindo para subscrever o nome do senhor na comissão de ética do vereador Paulo Henrique, porque o senhor fez isso?

Vereador Robinson — Porque já viram na imprensa, temos vários problemas da criminalidade e qualquer coisa que cite um vereador, precisa ser investigado, então tem que investigar o vereador.

Centro Oeste Popular — Sempre há recurso em cassação e os caçados têm voltado, será que agora, o senhor fica?

Vereador Robinson — Não tenho ideia. Estou aqui da mesma forma que entrei outra vez, fico um dia, fico dois, fico um mês, estou preparado para isso.

Centro Oeste Popular — Em visto disso, o senhor pretende fazer parte do bloco de oposição ou irá fazer parte de uma atuação independente na câmara municipal dos vereadores?

Vereador Robinson — Sou da oposição, agora, vamos ver que oposição é essa, pode ser que a oposição tenha uma posição ruim, não irei estar junto, mas, sou da oposição porque meu partido, partidos dos trabalhadores, tem uma resolução que diz que é da oposição.

Centro Oeste Popular — O senhor sentou antes com a vereadora Edna Sampaio para conversar sobre pautas que irá continuar seguindo junto dela?

Vereador Robinson — Vamos nos reunir na direção do partido, uma reunião institucional para saber quais são as pautas que está tendo, com isso, pedi uma reunião de executiva para discutir com o partido e receber tudo que precisamos para poder fazer tudo correto.

Centro Oeste Popular — Na última vez que o senhor assumiu a cadeira na câmara, o senhor fez uma limpeza no gabinete, isso irá se repetir?

Vereador Robinson — Na verdade, mudamos a assessoria, alguns vãos se manter, outros vão ficar, nem comecei fazer isso ainda, mas, vou fazer mudanças, agora a única mudança que irei fazer é mudar a chefia de gabinete, porque é uma coisa que preciso fazer para trabalhar.

Centro Oeste Popular — Na outra vez que o senhor tomou posse, houve uma questão sobre a troca da fechadura, o senhor irá trocar novamente nesse mandato?

Vereador Robinson — Sobre a fechadura, a história é assim, o pessoal pediu para trocar a fechadura, quando cheguei, briguei com o pessoal, não era para ter feito isso, não foi eu que troquei a fechadura da porta.

Centro Oeste Popular — A vereadora Edna, foi cassada com suspeita de rachadinha, como o senhor irá tratar esse tema? Será um mandato coletivo, com que irá ser essa questão?

Vereador Robinson — Na verdade, as leis e as regras que regem na câmara são claras, e iremos seguir elas e pronto. Ela tem verba indenizatória, gasta para atividades do gabinete, tenho minha verba indenizatória e gasto para as atividades do gabinete, é isso e pronto.

Centro Oeste Popular — Com isso, não vai ter essas transações de contas para contas de terceiros?

Vereador Robinson — Não. Nós não achamos necessário fazer essa mudança administrativa que a Edna fez.

Centro Oeste Popular — Algum projeto inacabado de quando o senhor assumiu pela primeira vez, e irá dar continuidade agora?

Vereador Robinson — Tem um projeto meu, que torna o Rio Coxipó patrimônio natural e imaterial da cidade. Rio Coxipó não é um patrimônio natural de Cuiabá, 45% da água que bebemos é do Rio Coxipó, e ele não é protegido por lei, então esse projeto vou desengavetar e irei colocar para discussão. Teria regra para preservação, não poderia fazer obras, está enchendo de condomínio próximo ao rio, não está tendo um controle correto.

Centro Oeste Popular — Com as eleições municipais chegando o senhor irá tentar mais uma vez se reeleger? Como que estão os seus planos para a eleição?

Vereador Robinson — Sou pré-candidato a vereador, vou tentar me eleger agora, não nessa posição de suplente e entrar na câmara como vereador de fato. Acredito que assumindo agora com suplente, possa trazer um pouco de visibilidade para minha campanha, porque a população vai poder avaliar com esse tempo curto que estou assumindo, se fiz ou não uma boa gestão em defesa dos trabalhadores, do meio ambiente e da população cuiabana.

Comente esta notícia

image